Sociedade | 12-08-2023 18:00

Alhandra mobiliza utentes para assinarem petição a exigir médicos

Alhandra mobiliza utentes para assinarem petição a exigir médicos
Mário Cantiga, presidente da Junta de Freguesia de Alhandra, São João dos Montes e Calhandriz

Petição promovida pela Junta de Freguesia de Alhandra espera que a população servida pelo centro de saúde possa assinar o documento para dar peso ao protesto. Documento é endereçado ao primeiro-ministro, ministro da Saúde e Administração Regional de Saúde.

Colocar com a máxima urgência, pelo menos seis médicos ao serviço no Centro de Saúde de Alhandra para dar resposta a uma “tremenda e gravosa situação” é a reivindicação de uma petição lançada na última semana pela União de Freguesias de Alhandra, São João dos Montes e Calhandriz. A expectativa do executivo da junta liderado por Mário Cantiga é que tenha boa adesão junto dos 15 mil utentes inscritos e que desde Dezembro do ano passado ficaram sem qualquer médico ao serviço naquela unidade de saúde. A ausência desses profissionais tem privado a comunidade dos serviços básicos de saúde, gerando preocupação especialmente devido ao envelhecimento da população e à escassez de transportes públicos na zona.
A situação, lê-se na petição agora lançada, agravou-se ao ponto de forçar os utentes da união de freguesias a recorrerem aos centros de saúde da Póvoa de Santa Iria ou Benavente, na esperança de obter uma vaga médica disponível. Essa solução temporária, consideram os subscritores, não tem sido suficiente para atender às necessidades da população, tornando urgente a busca de uma medida definitiva para a carência de profissionais de saúde em Alhandra. Até à data de fecho desta edição já tinham assinado o documento mais de 90 pessoas na sua versão digital mas está também a circular na freguesia uma versão impressa para ser assinada por todos os que não tenham acesso à Internet e aos canais digitais.
O executivo da Junta de Freguesia de Alhandra, São João dos Montes e Calhandriz já reuniu com o ministro da Saúde, Manuel Pizarro, que se comprometeu a encontrar uma resposta até ao fim do mês de Junho que nunca chegou, lê-se no documento. Conscientes de que está em curso um processo de contratação de médicos estrangeiros, os peticionários solicitam a consideração da colocação de pelo menos seis profissionais de saúde em Alhandra.
A petição tem como destinatários o primeiro-ministro, António Costa, o ministro da Saúde, Manuel Pizarro, e o presidente da Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo, Luís Pisco. O Movimento de Utentes dos Serviços Públicos (MUSP) tem também promovido vários protestos alertando para a falta de médicos no concelho de Vila Franca de Xira, um dos que mais tem sofrido na Área Metropolitana de Lisboa, com mais de 70 mil pessoas actualmente sem conseguirem ter acesso a médico de família, obter receituário ou prescrições para exames.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1681
    11-09-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1681
    11-09-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo