Sociedade | 12-08-2023 10:00

Oposição em Benavente muda de opinião e alinha com moradores contra bairro social no Porto Alto

Oposição em Benavente muda de opinião e alinha com moradores contra bairro social no Porto Alto
Vereadores da oposição na Câmara de Benavente mudaram de opinião e estão contra bairro social no Porto Alto

Proposta de construção de bairro social na Rua José Saramago, no Porto Alto, foi aprovada por unanimidade em reunião de câmara de Benavente realizada em Junho.

Entretanto surgiu a contestação de moradores e a oposição juntou-se às queixas. Autarquia vai reunir dia 16 de Agosto com a população, que promete não baixar os braços na contestação.

Os vereadores da oposição na Câmara Municipal de Benavente puseram-se ao lado dos moradores do Porto Alto e dizem estar contra a construção do bairro social na Rua José Saramago, naquela localidade. Os autarcas do PSD, Chega e PS votaram a favor da construção do bairro na reunião do executivo de 5 de Junho e na assembleia municipal. Agora alegam desconhecimento do que estava em causa e de falta de informação por parte da maioria CDU, apesar de a proposta ser explícita quanto aos propósitos do município de ali construir 20 fogos de habitação financiados pelo PRR – Plano de Recuperação e Resiliência.
“Não trabalhamos na câmara a tempo inteiro e só recebemos os documentos à quinta-feira. Temos as nossas vidas e profissões. O documento não dá a entender a alteração à tipologia do terreno”, afirmou o vereador do PSD, Luís Feitor, na última reunião de câmara.
O PSD anunciou que na próxima reunião do executivo municipal vai apresentar uma moção contra a localização do bairro social uma vez que está contra qualquer proposta para aquela zona que não seja a construção de um parque urbano. No mesmo sentido vai a vereadora do Chega, Milena Castro, que acusa o município de falta de informação.
O vereador do PS com pelouros atribuídos e coligado com a CDU também considera que deve ser encontrada uma solução com os moradores uma vez que o processo não foi claro. “O PS está pronto a negociar com os moradores em vez de votar moções que não resolvem nada”, disse Joseph Azevedo.

“Se tinham dúvidas perguntavam”
A vice-presidente do município, Catarina Vale (CDU), não aceita que a oposição alegue desconhecimento da intenção de construir o bairro social naquela rua até porque a proposta foi votada a favor. “Temos vários momentos de discussão e podiam ter feito perguntas. Não sabiam onde era a rua perguntavam. Se tinham dúvidas perguntavam. Mas votaram a favor. Ou votaram sem saber?”, questionou a presidente em exercício.
Ao nosso jornal, a autarca já tinha explicado que naquele terreno vão ser construídos 20 fogos havendo espaço para uma zona verde. Mas os moradores prometem continuar o braço-de-ferro com a autarquia. Os habitantes do Porto Alto sentem-se defraudados porque durante a campanha eleitoral todos os partidos afirmaram que a Rua José Saramago ia ter um parque.
O antigo presidente da Associação Recreativa do Porto Alto (AREPA), António Lameiras, disse estar triste com todos os políticos. “Porque é que não nos defenderam há um mês e meio? Porque não foram ter com a população a informar do que a câmara ia fazer?”, afirma. Também outro morador, Mário Batista, diz não estar contra o bairro social mas sim contra tudo o que possa ser construído no local sem ser um jardim. Já António Almas considera que a população foi posta de parte.
Catarina Vale comprometeu-se a reunir com os moradores da localidade no dia 16 de Agosto, na sede da AREPA. O presidente da Câmara de Benavente, Carlos Coutinho (CDU), também vai estar presente na reunião pública com os moradores apesar de estar a recuperar do Acidente Vascular Cerebral que teve no mês de Abril.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1694
    11-12-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1694
    11-12-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo