Legionella levou ao encerramento do Estádio Municipal de Abrantes
Instalações estiveram encerradas e as actividades suspensas durante duas semanas, depois de ter sido detectada a bactéria legionella nos balneários daquele equipamento desportivo. Detecção ocorreu durante vistoria preventiva da saúde pública.
As instalações do Estádio Municipal de Abrantes encerraram no final de Julho depois de ter sido detectada a bactéria legionella nos balneários daquele equipamento desportivo, mas a informação só veio a público na terça-feira, 8 de Agosto, quando foi confirmada pelo presidente do município de Abrantes, Manuel Valamatos, em reunião pública do executivo. O equipamento reabriu na tarde de sexta-feira, 11 de Agosto, depois de concluídas as desinfecções e análises, duas semanas após a bactéria ter sido detectada nos balneários desportivos.
O presidente da Câmara de Abrantes explicou que os resultados das análises efectuadas à presença de legionella foram favoráveis ficando assim reunidas as condições para a reabertura do estádio, ainda a tempo da realização do Torneio Internacional de Futebol no escalão de iniciados que decorreu no passado fim-de-semana. Mais do que isso, sublinhou o autarca, a reabertura veio permitir que o estádio pudesse “voltar a funcionar normalmente para todos os clubes, atletas e modalidades que ali se realizam”.
A presença de legionella foi detectada numa vistoria preventiva que a autoridade de saúde pública promoveu, no final de Julho, tendo sido detectada a bactéria nos balneários daquele equipamento desportivo. Segundo Manuel Valamatos, a legionella foi detectada numa das várias caldeiras de água quente, que serve vários balneários, em percentagens não muito relevantes, tendo sido encerrado o estádio e suspensas as actividades por precaução.
O autarca afirmou à Lusa que durante o período de encerramento foram realizados todos os procedimentos de desinfecção necessários, num trabalho analítico que a câmara vai continuar a fazer em todas as infraestruturas municipais “para criar sempre as melhores condições de segurança para os seus utilizadores”.