Alverca e Castanheira vão receber obras nas redes de água e saneamento
Serviços Municipalizados de Água e Saneamento de Vila Franca de Xira vão lançar concurso público para obras de 438 mil euros que terão um prazo de execução de 120 dias.
As redes de abastecimento de água e de saneamento básico nas Ruas da Constituição, José Dias Coelho e parte da Rua Alves Redol, em Alverca do Ribatejo, bem como nas áreas da Avenida 25 de Abril e Rua Sacadura Cabral, em Castanheira do Ribatejo, vão receber de obras. A intervenção, da responsabilidade dos Serviços Municipalizados de Água e Saneamento (SMAS) de Vila Franca de Xira, vai custar aos cofres municipais 438 mil euros e será dividida em dois lotes, ambos com prazos de execução de 120 dias. A proposta de lançamento do concurso público foi aprovado por unanimidade em reunião de câmara.
A necessidade de realizar obras surge na sequência de anomalias reportadas pela Divisão de Águas e Saneamento, que levantaram preocupações significativas sobre as infraestruturas de saneamento naquelas zonas. Uma das principais questões identificadas foi o colapso de um colector de águas residuais domésticas, bem como a degradação dos ramais existentes em grés. Para solucionar esses problemas, explicam os SMAS na proposta, foi realizado um estudo completo visando a remodelação das redes.
No Lote 1, em Alverca do Ribatejo, está prevista a instalação de tubagem em polietileno de alta densidade (PEAD) para a rede de abastecimento de água, enquanto a rede de águas residuais domésticas e pluviais será actualizada com tubagem em polipropileno. Os trabalhos incluirão a execução de ramais domiciliários e pavimentação em calçada.
Já no lote 2, em Castanheira do Ribatejo, o método tradicional de abertura e tapamento de vala será utilizado para a instalação da tubagem em polipropileno. Este lote abrangerá a rede de águas residuais domésticas e pluviais com foco na drenagem das áreas afectadas.