Sociedade | 01-09-2023 18:00

Autarcas dizem que radares não evitam acidentes nas estradas da região

Autarcas dizem que radares não evitam acidentes nas estradas da região
Carlos Coutinho, presidente da Câmara de Benavente. Fernando Paulo Ferreira, presidente da Câmara de Vila Franca de Xira. Francisco Oliveira, presidente da Câmara de Coruche

Vários concelhos da região vão ter novos radares de controlo de velocidade mas os autarcas estão cépticos quanto à sua utilidade. Presidentes das câmaras realçam que os aparelhos não vão evitar as altas velocidades no resto da extensão das vias e que são medidas paliativas baratas em vez de se investir em intervenções para aumentar a segurança.

Nas estradas nacionais 119 e 251 há dois radares desde 1 de Setembro que medem a velocidade instantânea, mas os presidentes das câmaras realçam que os aparelhos não vão evitar as altas velocidades no resto da extensão das vias e são medidas paliativas baratas em vez de se investir em intervenções que aumentem a segurança. Em Vila Franca de Xira, na Nacional 10 depois de melhoramentos não tem havido acidentes e por isso o radar não entusiasma a autarquia.

Os autarcas que vão ter nos seus concelhos os novos radares de velocidade, que entram em funcionamento a 1 de Setembro, consideram que a medida não vai resolver os problemas de segurança das estradas apesar de não estarem contra a instalação dos aparelhos. Os presidentes de Coruche e Benavente, Francisco Oliveira e Carlos Coutinho, respectivamente, preferiam que fizessem intervenções nas estradas nacionais 119, 118 e 251 que reduzissem os riscos de acidentes. Em Vila Franca de Xira a colocação de um radar na Nacional 10 não entusiasma o presidente Fernando Paulo Ferreira que diz esperar para ver o que dá. Os radares acabam por ser uma medida “simples, barata e que dá lucro, que não resolve os problemas de fundo”, resume o autarca de Benavente.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1684
    02-10-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1684
    02-10-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo