Sociedade | 03-09-2023 10:00

Mata Nacional dos Sete Montes está mais bonita por causa do trabalho de um grupo de jovens

Mata Nacional dos Sete Montes está mais bonita por causa do trabalho de um grupo de jovens
Francisco Lourenço, Íris Brito e Eloah Araújo são voluntários do programa “Vamos Proteger a Mata Nacional dos Sete Montes”

Programa de voluntariado jovem para preservar a Mata Nacional dos Sete Montes junta mais de duas dezenas de jovens que trabalham nas férias para manter limpo um dos locais mais visitados pelos turistas em Tomar.

Francisco Lourenço, Eloah Araújo e Íris Brito fazem parte das duas dezenas de jovens que trabalham durante as férias lectivas na limpeza da Mata Nacional dos Sete Montes, em Tomar. Integram o programa de voluntariado “Vamos Proteger a Mata Nacional dos Sete Montes”, enquadrado no programa “Voluntariado Jovem para a Natureza e Florestas”, do Instituto Português do Desporto Juventude (IPDJ), que tem como objectivo integrar os jovens na protecção e preservação do meio ambiente.
A quarta edição da iniciativa teve início a 11 de Julho e tem, neste momento, 24 jovens inscritos, com idades entre os 14 e os 28 anos. As actividades desenvolvidas abrangem a vigilância, limpeza dos percursos e parques de merendas, apoio na execução de materiais e dinamização das acções de educação e sensibilização ambiental promovidas pelo Centro de Interpretação e Sensibilização Ambiental (CISA). A adesão e os resultados têm sido muito positivos, segundo explica Cátia Pouseiro, engenheira do ambiente e uma das responsáveis pelo programa. “Os jovens são muito colaborativos, dão uma grande ajuda e ficam satisfeitos em contribuir para a preservação da mata e do ambiente”, sublinha.
Francisco Lourenço, 15 anos, é aluno da Escola Secundária Jácome Ratton e vai entrar para o ensino secundário no próximo ano lectivo, na área de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos. O interesse surgiu por ver a falta de cidadania das pessoas ao deitarem lixo para o chão, tendo já participado noutra acção de voluntariado a recolher o lixo da praia. A O MIRANTE diz que a iniciativa tem contribuído muito para o seu desenvolvimento pessoal, ao mesmo tempo que está a contribuir para sensibilizar e consciencializar a população. “Estou a gostar muito de conhecer pessoas novas e de contribuir para um meio ambiente mais agradável. Sinto-me melhor pessoa”, confessa.
Eloah Araújo também tem 15 anos e vai começar o secundário na mesma escola de Francisco, na área de Línguas e Humanidades. Influenciada pela mãe, que participava em acções de voluntariado em igrejas e instituições de crianças no Brasil, Eloah decidiu que ajudar a preservar e conservar a Mata Nacional dos Sete Montes, onde costuma passear, era uma das suas missões nestas férias escolares. É a primeira vez que faz voluntariado e desempenha tarefas como recolher lixo do chão e verificar os caixotes do lixo, entre outras. O seu objectivo passa também por melhorar o seu currículo através deste projecto de voluntariado
Íris Brito, 17 anos, vai ingressar para o último ano do secundário em Ciências e Tecnologias também na Escola Secundária Jácome Ratton. Viu no projecto uma forma produtiva de ocupar as suas férias escolares, enquanto contribuía positivamente para o meio ambiente e para a cidade. No futuro pretende seguir a área de bioquímica para ajudar as pessoas e continuar a participar em projectos de voluntariado.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1681
    11-09-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1681
    11-09-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo