Ourém aprovou documento que visa combater carências sociais no concelho
Câmara Municipal de Ourém aprovou uma proposta de Carta Social Municipal do concelho que tem como objectivo responder às necessidades sociais da população.
A elaboração e divulgação das cartas sociais municipais é uma das competências das autarquias locais que resulta do quadro da transferência de competências em matéria de acção social, sendo que a de Ourém foi recentemente aprovada pelo executivo municipal. É um instrumento de diagnóstico e planeamento estratégico, fundamental no apoio à decisão pública em matéria de criação ou desenvolvimento de serviços e equipamentos sociais.
A Carta Social Municipal de Ourém pretende contribuir para uma rede de serviços e equipamentos adequadamente dimensionada e distribuída, que responda com eficiência às carências e problemáticas sociais diagnosticadas, contando com uma caracterização do território, designadamente nas vertentes demográfica, socioeconómica e física, bem como o mapeamento dos serviços e equipamentos sociais existentes, incluindo georreferenciação dos mesmos. O documento faz ainda uma prospecção que, em face das necessidades identificadas, estabelece a evolução planeada e programada da rede de serviços e equipamentos sociais, o seu dimensionamento, a tipologia das respostas e a articulação a rede de serviços e equipamentos sociais aos níveis supramunicipal e nacional, com garantia de coerência com os instrumentos de gestão territorial.
Depois de aprovado pelo executivo, o documento carece ainda de parecer do Conselho Local de Acção Social de Ourém (CLASO) e posterior reapreciação pela câmara, antes ainda de ser remetido para apreciação e votação em sede de assembleia municipal.