Túnel ferroviário em VFX implica demolição da Fábrica da Palavras
Mais de 500 milhões de euros é o custo para enterrar a linha de comboio entre Alhandra e Vila Franca de Xira. De acordo com a IP a solução implica a demolição do edifício da Fábrica das Palavras, alteração profunda do Jardim Constantino Palha e riscos acrescidos tendo em conta as cheias e o risco sísmico.
A demolição do edifício da Fábrica das Palavras e de grande parte das casas na Travessa da Indústria e Rua do Cais, em Vila Franca de Xira, são implicações directas do enterramento da linha ferroviária no troço Alverca-Castanheira do Ribatejo, para implementar a linha de alta velocidade. A documentação facultada pela Infraestruturas de Portugal (IP) explica o que está em causa se a opção for enterrar a linha de comboio, uma solução defendida por movimentos de cidadãos e autarcas, em vez do projecto de quadruplicação da actual Linha do Norte.
Caso a opção seja a construção de um túnel a nascente do actual canal da Linha do Norte, a IP diz que é necessário demolir a Fábrica das Palavras, deitar abaixo grande parte do conjunto habitacional da Travessa da Indústria e Rua do Cais, demolição dos Armazéns Robalo e Pollux e afectação profunda do Jardim Municipal Constantino Palha e relocalização do coreto.