Sociedade | 09-09-2023 21:00

Misericórdia de Vila Franca de Xira ameaça processar artista que vandalizou praça de touros

Misericórdia de Vila Franca de Xira ameaça processar artista que vandalizou praça de touros
Bordalo II colocou a figura de um toureiro debaixo do touro que está às portas da Praça Palha Blanco. fotoDR

Artista interveio na fachada da Praça de Touros Palha Blanco, em Vila Franca de Xira, em mais um protesto anti-tourada. Acção gerou comentários positivos, mas também gerou revolta nas redes sociais. Provedor e presidente da câmara repudiam comportamento de Bordalo II

O artista Bordalo II fez uma nova intervenção anti-tourada desta vez na Praça de Toiros Palha Blanco, em Vila Franca de Xira. Na fachada principal da praça, numa clara alusão à inversão de papéis, o artista colocou debaixo do touro já existente um toureiro com sangue espetado com bandarilhas. A Santa Casa da Misericórdia de Vila Franca de Xira, proprietária da Praça de Touros Palha Blanco, pondera avançar com uma participação ao Ministério Público. Contudo a decisão só será tomada após reunião da mesa administrativa. “A direcção da Santa Casa tem seis meses para avançar com a queixa. Após reunião com os seis elementos da mesa administrativa será tomada a decisão da entrega do caso aos serviços jurídicos”, disse a O MIRANTE o provedor da instituição, Armando Jorge.
Também o presidente da Câmara Municipal de Vila Franca de Xira, Fernando Paulo Ferreira, repudiou a intervenção do artista e prestou a sua solidariedade junto do provedor. A O MIRANTE o autarca disse que repudia qualquer acto de vandalismo sobre o património histórico do concelho, como é o caso da praça de touros em Vila Franca de Xira.
Recorde-se que nas suas páginas oficiais de redes sociais, Bordalo II partilhou a imagem da sua intervenção referindo aquilo que considera ser uma “destradição”. “O touro, como é pouco inteligente, não percebe o lado divertido do seu sofrimento. Demos-lhe esta oportunidade de brilhar num palco e de nos entreter e ele não valoriza. O que importa é que nós, que somos seus superiores no reino das espécies, percebemos”, pode ler-se na publicação do artista. A acção de Bordalo II gerou milhares de comentários nas redes sociais. Há quem se identifique com a atitude, defendendo o fim das touradas, mas também há quem critique os comportamentos do artista por estar a “vandalizar” património público para defender uma causa própria. Esta já é a terceira vez que Bordalo II se manifesta contra as touradas. Há cerca de duas semanas manchou de tinta vermelha a sinalética de indicação do Campo Pequeno. Em 2021 pintou no chão a palavra “não” em frente à praça de touros do Campo Pequeno e agora alterou a fachada da Praça de Touros Palha Blanco.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1672
    10-07-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1672
    10-07-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo