Sociedade | 13-09-2023 21:00

Análises vão determinar origem da poluição na Vala Nova em Benavente

Responsáveis pela poluição na Vala Nova, em Benavente, ainda não são conhecidos. Agência Portuguesa do Ambiente disse ao nosso jornal que está a analisar as colheitas que fez a 22 de Agosto.

Ainda não saíram os resultados das análises à água na sequência do episódio de poluição ocorrido em meados de Agosto na Vala Nova, em Benavente. A Agência Portuguesa do Ambiente (APA) disse a O MIRANTE que ainda não dispõe dos resultados analíticos e, por isso, ainda não sabe qual a matéria que poluiu o rio.
A APA efectuou colheitas no a 22 de Agosto no ponto de rejeição de águas residuais da empresa Sugal, Alimentos, SA, para avaliação de conformidade com os valores limite de emissão constantes na licença da empresa e também no meio hídrico receptor, nomeadamente na linha de água a jusante do ponto de descarga e na Vala Nova, junto ao parque de merendas. “Aguardam-se os resultados analíticos. Só com os resultados analíticos das amostras recolhidas se podem tirar eventuais relações de causa efeito”, disse a APA.
Em declarações ao nosso jornal, a vice-presidente do município de Benavente, Catarina Vale, explicou que os técnicos municipais da área ambiental estão permanentemente no terreno. A acompanhar o desenrolar do processo está também uma equipa da Sugal. “A empresa tem estado disponível para as visitas e tudo o que é pedido têm disponibilizado. Vamos aguardar pelo resultado das análises para apurar se é crime ambiental ou não. Mas não podemos permitir que situações destas aconteçam”, reiterou a autarca.
Recorde-se que dia 10 de Agosto um munícipe denunciou a poluição da Vala Nova às autoridades quando viu a água escura e com um cheiro nauseabundo. A poluição continuou por vários dias e no local ainda se verificam segmentos de tomate que as marés não têm força para levar.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1694
    11-12-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1694
    11-12-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo