Sociedade | 15-09-2023 07:00

Santarém vai ‘vender’ museu de Abril junto dos altos responsáveis da Nação

Santarém vai ‘vender’ museu de Abril junto dos altos responsáveis da Nação
Construção está orçada em oito milhões de euros. fotoDR

Museu de Abril e dos Valores Universais que a Câmara de Santarém está a projectar encaixa na perspectiva da criação de um museu nacional sobre história contemporânea defendida pela Comissão Comemorativa dos 50 Anos do 25 de Abril.

A comissária executiva da Comissão Comemorativa dos 50 Anos do 25 de Abril, Maria Inácia Rezola, defendeu em entrevista recente ao Expresso que a história contemporânea de Portugal merece e exige um museu e o presidente da Câmara de Santarém, entende que essa intenção encaixa que nem uma luva no projecto do MAVU – Museu de Abril e dos Valores Universais que a autarquia pretende concretizar na antiga Escola Prática de Cavalaria (EPC). Um espaço emblemático e umbilicalmente ligado à Revolução dos Cravos, pois foi dali que saiu a coluna comandada pelo capitão Salgueiro Maia que, em Lisboa, teve papel preponderante no derrube da ditadura do Estado Novo.

Na última reunião do executivo camarário, Ricardo Gonçalves referiu-se a essa entrevista e disse que vai dar nota ao Presidente da República e ao primeiro-ministro de que em Santarém está a ser trabalhado um museu que se enquadra nas intenções expressas pela comissária e que não conta com financiamento externo, quer da administração central quer da União Europeia. “Vamos dizer que pode ser em Santarém esse tal museu”, afirmou o presidente da Câmara de Santarém, referindo que os grandes projectos não têm necessariamente que ficar todos em Lisboa


Notícia mais desenvolvida na próxima edição semanal de O MIRANTE.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1694
    11-12-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1694
    11-12-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo