Bemposta é a primeira Junta de Freguesia a aderir à plataforma Abrantes 360º
Plataforma online da Câmara de Abrantes pretende servir como balcão online para os munícipes tratarem, de forma digital, de documentação que só seria possível através dos serviços municipais.
A Junta de Freguesia de Bemposta é a primeira do concelho a disponibilizar aos seus residentes os serviços plataforma Abrantes 360º. Trata-se de um balcão online onde se pode tratar de documentação sem ter que se deslocar aos serviços. O objectivo desta plataforma é criar uma ligação estreita com a comunidade e tornar mais acessíveis os pedidos de documentação, como licenças, declarações, atestados, autorizações, certidões, entre outros serviços. Os munícipes devem registar-se através do e-mail, para assuntos mais simples, ou da chave móvel digital, para assuntos de maior complexidade. A plataforma encontra-se disponível online e em aplicação para telemóvel.
Na segunda-feira, dia 18 de Setembro, decorreu na Junta de Freguesia de Bemposta, uma cerimónia de apresentação da plataforma, que contou com uma breve demonstração online com a presença do presidente da Câmara de Abrantes, Manuel Jorge Valamatos e do presidente de junta, Manuel João Alves. O presidente da câmara explicou que o projecto é uma medida para se conseguir chegar rapidamente às pessoas e facilitar o dia-a-dia, agilizando os processos. O autarca destacou que este projecto pioneiro é um factor de descentralização e vem demonstrar o investimento do município no sector informático e digital. Sobre a conclusão do projecto, com a entrada das várias freguesias, o presidente espera ter tudo concluído em 2025.
Manuel João Alves diz tratar-se de um produto totalmente inovador com imensos serviços. “É abrangente, disponível para os residentes de todas as faixas etárias, pela forma simples como é possível realizar as acções. Pedir um simples atestado é possível pela plataforma ou até mesmo ativar as forças de segurança, através de um botão de emergência, por exemplo, em casos de violência doméstica. Trata-se de um projecto que tem os residentes como seu foco principal e capaz de os servir de forma cómoda, prática e fácil”, explica o presidente da junta.