Vila Franca de Xira vai sofrer a curto prazo com alterações climáticas
Estudo avança que nas próximas décadas o concelho de VFX é dos que mais vai sofrer com as mudanças climáticas. Especialistas traçam um cenário pessimista com inundações, secas, ondas de calor e salinização das águas para as regas de cultivo.
A equipa técnica de professores universitários que elaborou o plano municipal de adaptação às alterações climáticas para o concelho de Vila Franca de Xira, documento que está actualmente em consulta pública, não tem dúvidas e traça um cenário difícil para este século considerando o concelho bastante vulnerável perante o que se perspectiva.
O documento define 15 medidas de adaptação, que se subdividem em linhas de intervenção e acções prioritárias a realizar até 2030 para que, pelo menos, os impactos não custem tanto à população a suportar. Pretende também fazer face aos riscos climáticos que irão afectar o concelho no curto, médio e longo prazo, nomeadamente: cheias rápidas e inundações; calor excessivo; secas (agrometeorológicas e hidrológicas), subida do nível médio do mar e incêndios rurais extremos.