Município de VFX realiza ajustes directos de 100 mil euros ao Ateneu Vilafranquense
Uma das propostas visa a contratação de serviços de publicidade com o Ateneu Vilafranquense no valor de 40 mil euros que, na prática, visa comparticipar o pagamento da vinda de artistas de renome ao concelho como aconteceu com Dulce Pontes no concerto de 10 de Junho.
O município de Vila Franca de Xira realizou este Verão dois ajustes directos num valor global de 100 mil euros ao Ateneu Artístico Vilafranquense, um deles visando o aluguer de instalações e equipamentos do Ateneu no valor de 60 mil euros e uma segunda proposta, de 40 mil euros, que se destina à contratação de serviços de publicidade com aquela entidade.
A proposta de aluguer do auditório é a renovação de uma outra proposta assinada em 2019 e tem uma validade de três anos. Visa a cedência das instalações para utilização em eventos públicos da câmara. Já a proposta de contratação de publicidade com o Ateneu vigora entre Setembro deste ano e o final de 2024 e visa a colocação de panfletos, telas publicitárias no local dos espectáculos, a emissão de vídeos de três minutos por espectáculo, stands promocionais da câmara e cinco “roll ups” do município nos acessos ao auditório.
No entanto, apurou O MIRANTE, o documento tem na prática como principal objectivo ajudar a financiar o Ateneu na disponibilização de uma programação cultural atractiva, nomeadamente através de concertos com músicos nacionais de maior qualidade como aconteceu a 10 de Junho com o concerto de Dulce Pontes.
O desafio de promover uma programação cultural de maior qualidade partiu da câmara e a proposta de publicidade foi a forma encontrada pelo executivo municipal para ajudar a colectividade a suportar parte dos custos com esses espectáculos.
A O MIRANTE, a câmara confirma a contratualização da prestação de serviços em regime contínuo com o Ateneu, “que decorrem da realização de eventos culturais no auditório” por iniciativa da autarquia e no âmbito da sua programação regular. Confirma, também, que a contratação dos serviços é independente dos apoios dados no âmbito do Programa de Apoio ao Movimento Associativo.
Em ambos os protocolos os pagamentos serão efectuados em modo fracionado, “dependente da efectiva realização dos eventos que venham a ser programados pelo município naquele espaço e de acordo com as necessidades técnicas que em cada caso venham a ser identificados”, acrescenta.