Sociedade | 27-09-2023 10:00

Após dois anos de luta enfermeiros conseguem acordo colectivo no Hospital de VFX

Após dois anos de luta enfermeiros conseguem acordo colectivo no Hospital de VFX
Profissionais do Hospital de VFX reforçaram as lutas e manifestações desde que a gestão passou de privada a pública

Sindicato precisou de várias acções de protesto para conseguir que a administração do Hospital de Vila Franca de Xira acabasse por aceitar a adesão ao acordo colectivo de trabalho. Mas ainda há dúvidas quanto à progressão na carreira.

Após dois anos de abaixo-assinados, plenários, concentrações e greves, o Sindicato dos Enfermeiros Portugueses (SEP) lá conseguiu a 31 de Agosto que a administração do Hospital de Vila Franca de Xira, liderado por Carlos Andrade Costa, assinasse o acordo de adesão aos instrumentos de regulamentação colectiva de trabalho. A partir de agora a grelha salarial passa a ser aplicada com efeitos a 2015 e passam a vigorar 35 horas de trabalho semanal, com regulamento de concursos, avaliação do desempenho e progressões remuneratórias com efeitos a 2018.
No decurso da greve de quatro dias decretada pelo sindicato, em Novembro de 2022, foi publicado um novo decreto-lei que permite a contagem de pontos para efeitos de progressão para milhares de enfermeiros. A exigência de atribuição de pontos ao tempo de exercício nas Parcerias Público-Privadas foi uma das exigências do SEP. “Questionámos a administração quando seria operacionalizada a contabilização dos pontos e, sendo o caso, efectuada a devida progressão na grelha salarial. Informaram-nos que existem algumas dúvidas tendo questionado a Administração Central do Sistema de Saúde, situação que consideramos inadmissível”, condena o sindicato em comunicado. No entender daquela estrutura sindical, os enfermeiros/peritos especialistas devem transitar para a categoria de enfermeiro especialista com a existência de peritos em situações diversas.
“Os milhares de horas extraordinárias realizadas pelos colegas traduzem a elevada carência de enfermeiros. Com a passagem às 35 horas semanais esta carência vai acentuar-se. É imperioso contratar mais enfermeiros”, exige o SEP, que pede a abertura imediata de 70 vagas para enfermeiro especialista e sete para gestor.
“É também da mais elementar justiça que os enfermeiros com contratos individuais de trabalho (CIT) tenham o mesmo número de dias de férias que os contratos de trabalho em funções públicas (um dia por cada dez anos de serviço) e que os que exercem funções no Serviço de Psiquiatria tenham também uma diminuição da duração semanal de trabalho e majoração dos dias de férias”, pede o sindicato.
O SEP explica que a administração já os informou da aplicação da carga horária e majoração dos dias de férias aos enfermeiros com CIT no serviço de psiquiatria. “Quanto a mais um dia de férias por cada dez anos de serviço ele necessita de aval do Ministério da Saúde”, explica.

Oftalmologia reforça cirurgias
Na última semana em comunicado o Hospital de VFX deu nota do crescimento das cirurgias e consultas no serviço de oftalmologia com um crescimento de 14,7%, face ao mesmo período do ano passado, com 4.282 cirurgias realizadas entre 1 de Janeiro a 31 de Agosto de 2023. Já o número de consultas de oftalmologia cresceu 16,8% em 2023 com um total de 14.412 consultas efectuadas este ano.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1694
    11-12-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1694
    11-12-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo