Sociedade | 02-10-2023 13:37

Núcleo de Abrantes da Liga dos Combatentes comemorou um século de vida

Núcleo de Abrantes da Liga dos Combatentes comemorou um século de vida

Núcleo de Abrantes da Liga dos Combatentes assinalou o centenário da sua fundação a 29 de Setembro. Uma das actividades inserida nas comemorações foi a palestra “A Liga dos combatentes e a cidade de Abrantes”, que decorreu na Biblioteca António Botto, onde a figura de destaque foi o coronel Luís Albuquerque.

O Núcleo de Abrantes da Liga dos Combatentes assinalou, na sexta-feira, 29 de Setembro, o centenário da sua fundação. Entre as várias actividades realizadas durante o dia, decorreu na Biblioteca António Botto, em Abrantes, uma palestra dirigida pelo coronel na reforma Luís Albuquerque. Com o tema “A Liga dos Combatentes e a cidade de Abrantes”, Luís Albuquerque deixou um enquadramento histórico sobre a Primeira Guerra Mundial e a importância que teve para a criação das Ligas dos Combatentes. Com o término da guerra, os ex-combatentes começaram a sentir-se colocados de parte, desagradados com o tratamento que recebiam e com falta de reconhecimento. Por esse motivo, começaram a surgir, por toda a Europa, ligas de apoio aos antigos combatentes, numa manifestação de camaradagem e solidariedade, dois dos valores que, afirma, são indispensáveis em qualquer militar. O coronel explica ainda que Abrantes foi uma das oito sub-agências fundadoras da Liga dos Combatentes em Portugal.

Fernando Lourenço, presidente do Núcleo de Abrantes da Liga dos Combatentes encerrou a cerimónia com a entrega de uma medalha ao antigo coronel. O núcleo conta com cerca de 1400 sócios nos concelhos de Mação, Sardoal e Abrantes. Presidente da associação desde o ano passado, Fernando Lourenço explica que o objectivo principal, desde sempre, é a assistência e apoio dos ex-combatentes, principalmente, os que sofrem com stress pós-traumático. Para isso, a associação consegue fazer a ponte entre os ex-militares e os técnicos e psicólogos especializados para o efeito. Neste ano de centenário, o núcleo tem várias iniciativas programadas para comemorar a efeméride. Durante o ano, o núcleo realiza almoços de convívio e passeios turísticos, para que todos os sócios se possam juntar e recordar velhas histórias.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1640
    29-11-2023
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1640
    29-11-2023
    Capa Médio Tejo