Sociedade | 03-10-2023 21:00

Júri destacou criatividade dos vencedores do Prémio Carlos Paredes de VFX

Júri destacou criatividade dos vencedores do Prémio Carlos Paredes de VFX
Vencedores do prémio Carlos Paredes deram um concerto gratuito na noite de sábado, 23 de Setembro, em Alverca

Dezoito anos depois o prémio criado pela Câmara de Vila Franca de Xira continua a distinguir os músicos nacionais pelos trabalhos menos comerciais e quer continuar a afirmar-se no panorama português como o principal prémio de música erudita.

Os músicos Duarte e o Sexteto Bernardo Moreira venceram, ex-aequo, o Prémio Carlos Paredes da Câmara de Vila Franca de Xira e na cerimónia de entrega do prémio, realizado na noite de sábado, 23 de Setembro, no Centro Cultural do Bom Sucesso, em Alverca, destacaram a importância do título para o futuro das suas carreiras musicais. Os músicos deram um concerto gratuito mostrando as músicas com as quais conquistaram as preferências do júri com as suas obras “No Lugar Dela” e “Entre Paredes”.
Numa decisão unânime José Jorge Letria (representante da Câmara de Vila Franca de Xira), Pedro Campos (compositor e músico), Amélia Muge (representante da Sociedade Portuguesa de Autores) e Rui Filipe Reis (crítico musical) sublinharam a qualidade e criatividade dos músicos apesar de se verificar um menor número de obras a concurso. Mesmo assim, destacou o júri, “a qualidade é maior nos conteúdos verificando-se uma coerência estética a todos os níveis”.
Há 18 anos que Vila Franca de Xira distingue os melhores trabalhos discográficos de música instrumental não erudita, nomeadamente a de raiz popular, que tenham sido editados no ano anterior a cada edição. Entre os vencedores estão nomes como José Valente, Cristina Branco, Daniel Pereira Cristo, Ricardo Ribeiro, Pedro Mestre, Pedro Caldeira Cabral, Rão Kyao, Carminho, Pedro Jóia, Mário Laginha e Bernardo Sassetti.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1680
    04-09-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1680
    04-09-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo