Sociedade | 10-10-2023 21:54

Debate sobre aeroporto na Ordem dos Engenheiros foi morno e Santarém destacou-se

Debate sobre aeroporto na Ordem dos Engenheiros foi morno e Santarém destacou-se

Cerca de 70 engenheiros comparecem esta tarde na sede da Ordem para ouvirem os três representantes de outros tantos projectos não duais para o futuro Aeroporto Internacional de Lisboa. Carlos Brazão destacou-se entre dois colegas de mesa que iam aparentemente mal preparados para o que se esperava deles. A comunicação social não teve entrada no auditório mas alguns dos engenheiros presentes contaram a O MIRANTE o essencial do que se passou e que iremos actualizando à medida que chegarem mais informações.

Carlos Brazão, o representante do projecto para o novo Aeroporto Internacional de Lisboa, em Santarem, brilhou hoje na apresentação do Magellan 500, o projecto com uma solução dual para o futuro aeroporto de Lisboa. Carlos Brazão teve um discurso à altura daquilo que tem vindo a apresentar noutros for uns assim como em debates como aconteceu recentemente na Figueira da Foz. O MIRANTE falou com três dos cerca de 70 engenheiros que aceitaram o convite do Bastonário e a opinião foi unânime: "só valeu a pena lá ir para ouvir as novidades sobre o projecto do Magellan 500". Para os nossos interlocutores a participação do representante do projecto para Pegões/Vendas Novas era um delegado político da câmara municipal que em termos técnicos "não deu uma para a caixa". O representante do projecto para o Campo de Tiro de Alcochete limitou-se a comparar o seu projecto com o da OTA, perdendo-se no seu discurso e ficando muito longe daquilo que outros já defenderam sobre as vantagens do futuro aeroporto no concelho de Benavente.
Tal como O MIRANTE noticiou a meio da tarde, a Ordem dos Engenheiros reuniu em Lisboa na sua sede três projectos candidatos ao novo aeroporto que apresentam soluções não duais. O encontro foi fechado à comunicação social.
O projecto do aeroporto para Santarém foi apresentado pela primeira vez na Ordem dos Engenheiros e também pela primeira vez a nível nacional apareceu em público um representante do projecto para Pegões/Vendas Novas.

Recorde-se que o actual Bastonário das Ordem dos Engenheiros, Fernando de Almeida Santos, que agora promove encontros só para os associados, esteve envolto em polémicas dentro da Ordem por ter proibido debates sobre o aeroporto em algumas delegações da Ordem espalhadas pelo país, decisão que em alguns casos acabou por não conseguir manter devido à pressão dos engenheiros de algumas dessas delegações. Desta vez não publicitou o evento, não convidou a comunicação social e recusou abrir a porta aos jornalistas que manifestaram interesse em estarem presentes. Os próximos debates estão marcados para Coimbra e Funchal.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1664
    15-05-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1664
    15-05-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo