Patriarca escolhe Vila Franca de Xira para realizar Jornadas Diocesanas da Juventude
Autarcas de Vila Franca de Xira receberam novidade com entusiasmo e dizem que será uma oportunidade para dar a conhecer o território a milhares de jovens. Diocese de Lisboa diz a O MIRANTE que é também o reconhecimento do dinamismo do município nas suas políticas para a juventude.
O concelho de Vila Franca de Xira foi o escolhido pelo novo Patriarca de Lisboa, D. Rui Valério, para acolher as próximas Jornadas Diocesanas da Juventude (JDJ), agendadas para 26 de Novembro. O anúncio foi feito pela Diocese de Lisboa no dia 28 de Setembro e a iniciativa irá levar ao concelho ribatejano entre três a cinco mil jovens de toda a Diocese de Lisboa.
O programa da iniciativa ainda está a ser fechado e preparado entre o patriarca e a Câmara de Vila Franca de Xira. João Clemente, director da pastoral juvenil do Patriarcado de Lisboa explica a O MIRANTE que houve dois motivos para escolher Vila Franca de Xira: o dinamismo que o executivo tem mostrado nos últimos anos em torno dos jovens e, em particular, o vereador com esse pelouro, João Pedro Baião, mas também o facto de nos últimos 20 anos Vila Franca de Xira nunca ter acolhido as jornadas.
“Esta é uma actividade em que o Papa pede que os jovens se juntem com o seu bispo diocesano e das 18 vigararias existentes em Lisboa apenas Vila Franca de Xira nunca tinha acolhido as jornadas”, explica João Clemente. O responsável admite que será preciso “um espaço grande” e com capacidade para acolher todos os jovens no concelho. “Estamos muito entusiasmados por ir a Vila Franca de Xira”, garante João Clemente.
Já o presidente do município, Fernando Paulo Ferreira, diz ao nosso jornal que o executivo recebeu a novidade com alegria e entusiasmo sendo uma oportunidade para os jovens de toda a região de Lisboa conhecerem o concelho. “É uma honra que o patriarca tenha escolhido realizar as suas primeiras jornadas precisamente aqui em Vila Franca de Xira. É uma satisfação e um reconhecimento a todos os voluntários do nosso concelho que apoiaram na realização da Jornada Mundial da Juventude”, destaca o autarca, assegurando que vão preparar uma boa organização.
Estas serão as primeiras JDJ do novo Patriarca de Lisboa e sucedem-se à Jornada Mundial da Juventude que se realizou em Agosto em Loures e Lisboa. Rui Valério, natural de Urqueira, concelho de Ourém, tomou posse a 2 de Setembro sucedendo a Manuel Clemente. Tem 58 anos e foi ordenado padre em 1991. O município de Ourém já tinha saudado a nomeação do bispo como Patriarca de Lisboa destacando a presença de um oureense em funções “de prestígio imensurável e relevância extrema”.