Sociedade | 20-10-2023 18:00

Cidadãos temem pelo futuro de azinheiras emblemáticas em Outeiro de Alfazema

Cidadãos temem pelo futuro de azinheiras emblemáticas em Outeiro de Alfazema

Em carta dirigida ao presidente da Câmara de Santarém, um grupo de pessoas pede a classificação como árvores de interesse concelhio das azinheiras localizadas junto à EN362, entre Santarém e Tremês, para evitar o seu eventual abate.

Um grupo de cidadãos residentes no concelho de Santarém e utilizadores da Estrada Nacional 362 escreveu ao presidente da Câmara de Santarém para que aja no sentido de se proceder à classificação, como árvores de interesse concelhio, das azinheiras existentes em Outeiro de Alfazema, no troço da EN362 que liga Santarém a Tremês e Alcanede.

Os signatários alegam que a classificação “reveste-se de maior urgência, atendendo a que este património poderá estar em risco de destruição, à imagem do que tem acontecido noutras estradas da região, onde a Infraestruturas de Portugal tem procedido ao abate indiscriminado de árvores”. As árvores azinheiras estão marcadas com tinta no tronco, o que pode indiciar intenção de abate.

Os cidadãos referem que as árvores não colocam em causa a segurança rodoviária e que estão em bom estado sanitário. Sublinham o valor paisagístico, cultural e ecológico dos exemplares, “pela raridade, pelo seu grande porte, idade e beleza”, e consideram que “a eventual pretensão de abater estas árvores, a existir, seria totalmente injustificada, quer ao nível da segurança rodoviária, quer da segurança contra incêndios, e, a concretizar-se, representaria um grave crime contra o património que o tempo nos legou”.

Os primeiros subscritores da carta, datada de 15 de Outubro, são: Adelino Madeira,António Rosa, Ana Braga, Dulce Barreto, Elizabete Nunes, George Stilwell, João Arrais, José Ferreira, Luis Ferreira, Manuel Louro, Maria Eugénio, Rita Carvalho, Sérgio Dias, Silvério Marques e Virgílio Pestana.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1694
    11-12-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1694
    11-12-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo