Sociedade | 20-10-2023 07:00

Combate às perdas de água está a dar frutos na região

Combate às perdas de água está a dar frutos na região
Vítor Moreira, presidente do conselho de administração dos SMAS de Vila Franca de Xira. Ramiro Matos, presidente do conselho de administração da empresa municipal Águas de Santarém. Miguel Carrinho, director-geral da empresa intermunicipal Águas do Ribatejo

Entidades que gerem sistemas de abastecimento têm investido no combate às perdas de água. Sustentabilidade e sensibilização também são preocupações.

Outras preocupações passam pela sustentabilidade ambiental e pela sensibilização dos consumidores de que é seguro consumir água da torneira. O Dia Nacional da Água assinalou-se este mês e O MIRANTE conversou com os administradores da Águas de Santarém, Águas do Ribatejo e SMAS de Vila Franca de Xira.

O combate às perdas de água é o principal foco das entidades que gerem os sistemas de abastecimento público. A empresa municipal Águas de Santarém tem investido muito nessa área, nomeadamente na melhoria das infraestruturas, como substituição de condutas, e aposta em novas tecnologias como equipamentos de detecção de fugas. Os resultados estão à vista: em 2018 as perdas de água cifravam-se nos 33,40% e em 2022 tinham diminuído para 18,41%, valor muito abaixo da média nacional e da região.
A Águas de Santarém implementou um sistema de telegestão e zonas de medição e controlo do sistema e apostou na substituição de contadores assim como no recurso a empresas especializadas na detecção de fugas, seja no terreno ou com recurso a imagens de satélite.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1694
    11-12-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1694
    11-12-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo