Sociedade | 28-10-2023 12:00

Enfermeiro de Reabilitação é cada vez mais importante para garantir qualidade de vida

Enfermeiro de Reabilitação é cada vez mais importante para garantir qualidade de vida
Centro Hospitalar do Médio Tejo dispõe de equipa especializada que integra projecto Enfermeiro de Reabilitação. Foto CHMT

No dia 18 de Outubro comemorou-se o Dia Nacional do Enfermeiro de Reabilitação. Centro Hospitalar do Médio Tejo tem equipa especializada que garante intervenção antecipada junto dos utentes com necessidades de reabilitação.

O Serviço de Medicina 1 e Medicina 1A do Centro Hospitalar do Médio Tejo (CHMT) iniciou, ainda na pandemia, a implementação do Projecto de Melhoria Contínua da Qualidade dos Cuidados ao nível da área de Enfermagem de Reabilitação, subordinado ao tema “Reabilitar é dar…”. Com o projecto a instituição conseguiu uma intervenção antecipada junto dos utentes com necessidades de reabilitação, em qualquer que seja a sua dimensão, permitindo planear, adequada e atempadamente a capacitação do utente, família e cuidador. Para a concretização do projecto foi necessário a aquisição de alguns equipamentos com o objectivo de potenciar e promover o maior nível de independência dos utentes.
A intervenção do Enfermeiro de Reabilitação tem sido desenvolvida principalmente junto de utentes com patologia cardiovascular, Acidente Vascular Cerebral (AVC) e patologia respiratória.
Segundo um comunicado divulgado pelo CHMT, partilhado no Dia Nacional do Enfermeiro de Reabilitação, que se assinala a 18 de Outubro, o profissional desempenha um papel vital ao oferecer cuidados e apoio especializados, ajudando os utentes a recuperarem a sua independência funcional e a reintegrarem-se na sociedade. “É reconhecida a sua importância em contexto hospitalar na importância da diminuição do tempo de internamento garantindo que os utentes tenham a melhor oportunidade possível de recuperar e viver com qualidade de vida”, vinca o CHMT.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1673
    17-07-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1673
    17-07-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo