Sociedade | 29-10-2023 13:46

Chegou ao fim mais uma edição da emblemática Baja Portalegre 500

Chegou ao fim mais uma edição da emblemática Baja Portalegre 500
foto dr

Num fim de semana marcado pelas difíceis condições atmosféricas, que inundaram vários locais do percurso e obrigaram a encurtar sectores, a Baja Portalegre 500 voltou a afirmar-se como uma das mais duras e emblemáticas provas do todo-o-terreno internacional.

Chuva, lama, muito público e emoção na discussão dos lugares cimeiros nas diferentes categorias da última edição da Baja Portalegre 500. A prova de superação, que juntou mais de quatro centenas (400) concorrentes, ficou marcada pela vitória, a segunda consecutiva, do jovem João Ferreira (Mini), nos automóveis, Bruno Santos, nas motos, João Vale, nos Quads, Hélder Rodrigues, nos SSV, e Domingos Cunha, na Mini Baja.

Num fim de semana marcado pelas difíceis condições atmosféricas, que inundaram vários locais do percurso e obrigaram mesmo a encurtar o último sector seletivo, a Baja Portalegre 500 voltou a afirmar-se como uma das mais duras e emblemáticas provas do todo-o-terreno internacional.

João Ferreira chegou à segunda vitória consecutiva na prova dos automóveis. O ex-campeão nacional e europeu de bajas, que vinha de uma vitória no Rali de Marrocos na categoria T4, geriu com mestria a dureza do percurso e liderou a prova nos dois setores seletivos de sábado. “Antes da corrida sabíamos que iríamos lutar com o actual campeão do Mundo (ndr, Al-Attiyah) e o vice-campeão do Mundo (ndr, Al-Rajhi). Demos tudo em condições difíceis, com muita água e lama. Ganhar em Portalegre é sempre muito especial, principalmente nestas condições e com esta concorrência”, afirmou João Ferreira no final.

Nasser Al-Attiyah e Mathieu Baumel, que se estreavam com o Prodrive Hunter, foram penalizados em 20 minutos no sector da manhã, por terem bloqueado o Mini de João Ferreira, abrindo caminho ao segundo lugar da geral provisória de Yazeed Al-Rajhi e Timo Gottschalk (Toyota Hilux T1+).

Bruno Santos estreia-se a ganhar em Portalegre

Dez anos depois de se estrear na prova, chega a consagração de Bruno Santos no lugar mais alto do pódio da Baja Portalegre 500. “Cometi poucos erros e andei com muita cautela, pois não vinha com ambição de dar tudo em Portalegre. Como tenho de estar operacional para o Dakar, tive muito receio de sofrer uma lesão, mas à medida que a prova foi evoluindo, e com as dificuldades do António Maio, vi que tinha uma oportunidade e aproveitei-a”, disse Bruno Santos. Os restantes lugares do pódio foram ocupados por André Sérgio (Beta) e por Gonçalo Amaral (Honda), enquanto Tomás Dias (Fantic) e João Duarte (Honda) fecharam o quinteto da frente.

Hélder Rodrigues triunfa nos SSV

Depois de uma ilustre carreira nas motos, Hélder Rodrigues (Can-Am) também dá cartas nos SSV, tendo sido o mais forte em Portalegre, a sua primeira vitória nesta categoria. “Isto significa muito para mim. Depois de um ano duro, vencer aqui é muito especial. O carro esteve impecável, não tive furos e na parte final tive de fazer uma gestão, para ultrapassar as motos 4”. Na classificação final provisória, João Monteiro (Can-Am) foi o segundo classificado e, com este resultado, será o novo campeão nacional, enquanto Pedro Santinho Mendes (Can-Am) termina no terceiro lugar final, depois de ter passado pelo comando da prova.

João Vale bisa nos Quads

Pelo segundo ano consecutivo, domínio de João Vale (Can-Am) entre os Quads na Baja Portalegre 500, com o piloto de Santo Tirso a impor a sua lei logo desde o Prólogo. “Uma grande vitória! Ao quilómetro 40 sofremos um azar, quando ficámos sem travões à frente. Cheguei a acreditar que não seria possível, mas missão cumprida e parabéns à equipa”, realçou João Vale. Tomás Paulo (Yamaha) foi o 2º classificado enquanto Flávio Gonçalves, Filipe Silva e Rodrigo Alves (todos em Yamaha) fecharam o quinteto da frente.

Domingos Cunha bisa e sagra-se campeão nacional na Mini Baja

Com idades compreendidas entre os nove e os 16 anos, os jovens pilotos da Mini Baja foram verdadeiros heróis em Portalegre, tendo em conta a chuva e as condições dos pisos que tiveram de enfrentar. No final, segunda vitória consecutiva para Domingos Cunha (Yamaha) em Portalegre, um resultado que lhe permitiu sagrar-se campeão nacional Juvenil. “Foi uma corrida muito gira, com um percurso espetacular. Os pisos tinham umas partes mais degradadas depois da passagem dos carros, mas foi sempre a curtir de princípio ao fim e cumpri com o meu objetivo”, disse Domingos Cunha.

Equipa de O MIRANTE ficou a meio da etapa do último dia

Frederico Roque despistou-se a meio da primeira etapa do último dia da prova. O despiste deveu-se ao rebentamento de um pneu traseiro da sua IZUZU D-Max que provocou despiste e estragos consideráveis na chapa do lado direito do veículo. Apesar do aparato não houve ferimentos. O despiste aconteceu num local em que o carro do piloto impediu a circulação dos outros concorrentes. Só ao fim de cerca de dez minutos, depois da ajuda de alguns populares, foi possível desimpedir a estrada da charneca do concelho de Abrantes.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1694
    11-12-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1694
    11-12-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo