Sociedade | 05-11-2023 18:00

Presidente de Vila Franca de Xira prefere enterramento da ferrovia como solução para quadruplicação de linhas

Presidente de Vila Franca de Xira prefere enterramento da ferrovia como solução para quadruplicação de linhas
Presidente da Câmara de Vila Franca de Xira admite que a quadruplicação da linha será necessária

Utentes dizem ter visto com agrado a posição pública tomada na última semana pelo presidente do município de Vila Franca de Xira. E esperam que Fernando Paulo Ferreira venha a juntar-se aos protestos contra o actual projecto proposto pela Infraestruturas de Portugal para quadruplicação de linhas em Alhandra e VFX.

A quadruplicação da Linha do Norte é uma necessidade nacional mas a ter de atravessar o concelho de Vila Franca de Xira então a melhor solução é o seu enterramento e passagem em túnel, defendeu na última semana o presidente do município, Fernando Paulo Ferreira. O autarca quebrou o silêncio sobre a sua posição face ao projecto apresentado pela Infraestruturas de Portugal (IP), já que até aqui tem estado a adiar tomar uma posição pública até uma reunião extraordinária de câmara que ainda vai ser agendada especificamente para debater o assunto.
À margem de uma conferência realizada na Covilhã dedicada aos “Desafios da mobilidade nos territórios de baixa densidade”, promovida pela Autoridade da Mobilidade e Transportes, o autarca foi ambivalente: admitiu que o alargamento da linha é uma necessidade nacional que tem de avançar e disse preferir o enterramento; mas ressalvou que podem existir entraves de ordem técnica devido à proximidade com o rio Tejo. “Nós temos uma clara preferência pelo enterramento da linha que pode não ser possível tendo em conta que está mesmo em cima do rio Tejo, mas a quadruplicação de linhas é mesmo necessária”, afirmou, acrescentando que a IP ainda está a aprofundar alguns estudos sobre a solução final a implementar em VFX.
Contactado por O MIRANTE, André Arrojado, porta-voz do movimento de utentes que agrega vários movimentos cívicos e de cidadãos do concelho, incluindo três dezenas de tertúlias de VFX e o movimento cívico Ciradania, diz ver com agrado as declarações de Fernando Paulo Ferreira. “Significam que ele está disposto a lutar ao lado da população de VFX e Alhandra por alternativas ao actual projecto. Apesar de até agora estar mais ou menos conivente com o seu silêncio, estas declarações são um avanço. Se ele acha que o enterramento seria a melhor solução, deixamos-lhe este desafio para que se junte a este movimento”, defende.
Os utentes continuam a dizer não estarem contra a quadruplicação mas sim com a forma como ela está a ser perspectivada para o concelho e defendem a solução de construção de um canal autónomo que não destrua o centro histórico das duas localidades. “Cá estaremos para lutar juntos e forçar o Governo para que abra espaço para uma outra solução. A quadruplicação só é um problema pela maneira como está a ser planeada”, nota André Arrojado.
Além disso, considera, a construção de alternativas deve envolver as duas freguesias num plano urbanístico amplo para aproveitar todas as potencialidades que o projecto também pode trazer. “Apelamos para que o presidente da câmara se junte a nós. Temos tido forças políticas envolvidas activamente e é salutar que mais uma se junte a nós”, desafia.

Continua luta pelo metro

O município de Vila Franca de Xira continua a defender a extensão da linha violeta do Metropolitano de Lisboa até Vialonga, ao invés de parar em Loures, e Fernando Paulo Ferreira diz estar activamente a falar com o governo para que o seu concelho seja contemplado no projecto. “Tenho vindo a ter contactos quer com o Governo quer com a Área Metropolitana de Lisboa (AML) para incluir esta possibilidade no estudo de mobilidade metropolitana que a AML está a começar a desenvolver”, explicou o autarca.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1694
    11-12-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1694
    11-12-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo