Sociedade | 11-11-2023 16:43

Feira de S. Martinho não fica completa sem o aroma e o sabor das castanhas assadas

Feira de S. Martinho não fica completa sem o aroma e o sabor das castanhas assadas
Vendedores de castanhas assadas são presença assídua e indispensável na Feira da Golegã - foto arquivo O MIRANTE

A castanha é um fruto de época com poucas calorias e com características nutricionais benéficas para a saúde. Em dia de São Martinho O MIRANTE recupera uma conversa com dois vendedores de castanhas na Feira da Golegã que decorre até domingo, 12 de Novembro.

Um dos aromas da Feira de S. Martinho, na Golegã, é o das castanhas assadas. E se a feira não é feira sem cavalos, cavaleiros, amazonas e água-pé, também não ficaria completa sem as castanhas assadas.
As castanhas têm características nutricionais benéficas para a nossa saúde por terem um elevado teor de hidratos de carbono complexos e fibras, e por serem também uma boa fonte de cálcio, potássio, magnésio e fósforo, bem como vitaminas C, E, e vitaminas B, nomeadamente a B6 e ácido fólico (importante para o bom funcionamento do sistema nervoso).
Como também lembra a nutricionista Sónia Marcelo, na sua página “dicas de uma dietista”, as castanhas contêm ainda substâncias alcalinizantes que neutralizam o excesso de ácidos no sangue, possuem fitoquímicos como luteína e zeaxantina (importantes na visão) e, quando comparadas aos frutos oleaginosos (nozes, amêndoas, avelãs), possuem menos gordura (apenas 2% contra cerca de 70%) e um maior teor em água, sendo por isso menos calóricas.
É aconselhável evitar comer as castanhas cruas porque possuem um elevado índice de ácido tânico, que diminui a absorção de alguns micronutrientes como é o caso do ferro, mas se as comer assadas, não exagere. Ou, pelo menos, exagere apenas no dia de S. Martinho. E tenha em atenção que um dos seus efeitos secundários do consumo de castanhas é a flatulência.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1693
    27-11-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1693
    04-12-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo