Juntas do concelho de Torres Novas recebem 400 mil euros para obras prioritárias nas freguesias
Município vai distribuir 400 mil euros pelas dez juntas de freguesia do concelho que já têm planos para aplicar o dinheiro. Construção de parques infantis, alargamento de cemitérios e melhoramento de estradas são alguns dos projectos marcados como prioritários.
O executivo da Câmara de Torres Novas aprovou na última reunião pública a atribuição de um conjunto de apoios, no valor global de 400 mil euros, às juntas de freguesia do concelho para a execução de obras definidas como prioritárias.
A maior fatia (54.715 euros) vai para a União de Freguesias de Santa Maria, Salvador e Santiago para a implementação de um parque infantil em Carreiro da Areia, pintura de parque infantil em Carreiro da Areia, pavimentação do beco da Rua da Boavista, em Casal Sentista, e elaboração de busto para colocação na rotunda da Caveira. Segue-se a União de Freguesias de São Pedro, Lapas e Ribeira Branca que vai receber 52.445 euros para a substituição do gradeamento da ponte em Ribeira Branca, beneficiação do triângulo da Rua da Bela Vista/Avenida Jardim em Torres Novas, beneficiação da praceta da Rua 1º de Maio, em Lapas e conversão de edifício da junta de freguesia na Rua dos Capitães na futura casa mortuária de Ribeira Ruiva.
Na União de Freguesias de Brogueira, Parceiros de Igreja e Alcorochel os 42.206 euros a atribuir destinam-se à requalificação da fachada exterior, da sala de espera e casas-de-banho da Extensão de Saúde de Alcorochel, colocação de painéis em azulejo no cemitério de Parceiros de Igreja, continuação das obras de alargamento do cemitério de Brogueira e substituição de telhado na escola de Parceiros de São João. Para a freguesia de Riachos foi autorizada a transferência de uma verba de 40.517 euros para a construção de muro no cemitério de Riachos (segunda fase).
A Junta de Assentis vai aplicar os 38.403 euros que lhe são destinados na requalificação do edifício sede e edifício anexo; a Junta de Pedrogão vai investir os 37.864 euros na primeira fase de construção do parque panorâmico do Outeiro Mourão; a União de Freguesias de Olaia e Paço vai adquirir um destroçador de braço limpa bermas para tractor, instalar um parque infantil em Soudos e outro na Lamarosa com os 37.651 euros de apoio; e a Junta de Chancelaria vai pavimentar as bermas de estrada na Rua do Fojo (Pafarrão) com o apoio de 36.410 euros.
Por fim, a Junta de Meia Via vai apostar na requalificação de ossário no cemitério, na aquisição de contentores modelares e de varredoura de passeios, na aquisição e montagem de quatro abrigos de passageiros, com o apoio de 29.908 euros; e a Junta de Zibreira vai investir os 29.877 euros que lhe são destinados na construção de palco e zona de arrumos no espaço multiusos em Zibreira (primeira fase).
Segundo o município de Torres Novas, estes valores, que resultam da aplicação de critérios e do acordo de todas as partes, vão permitir melhorar continuamente a qualidade dos serviços prestados às populações e a racionalização dos recursos disponíveis no orçamento municipal.