Enfermeiros do Hospital de Vila Franca de Xira lutam pela progressão na carreira
Cerca de duas centenas de enfermeiros subscreveram um abaixo-assinado onde exigem reconhecimento e progressão integral das carreiras.
Os enfermeiros do Hospital de Vila Franca de Xira (HVFX) entregaram na última semana ao conselho de administração da unidade, liderado por Carlos Andrade Costa, um abaixo-assinado com duas centenas de assinaturas exigindo a contagem integral de todos os pontos para efeitos de progressão na carreira e a exigência de uma transição dos enfermeiros especialistas para as suas respectivas categorias.
A informação foi avançada em comunicado pelo Sindicato dos Enfermeiros Portugueses (SEP). O apelo dos profissionais de enfermagem surge após meses de esforços contínuos por parte dos enfermeiros, que já conseguiram a adesão do HVFX aos Instrumentos de Regulamentação Colectiva de Trabalho, negociados pelo Sindicato dos Enfermeiros Portugueses (SEP) com outras Entidades Públicas Empresariais (EPE).
Apesar desse avanço laboral, segundo o SEP, a administração do hospital enfrenta agora a pressão de reconhecer e contabilizar os pontos necessários para a progressão de carreira dos seus enfermeiros. “A luta foi imperativa para que a situação específica dos enfermeiros que exerceram em Parceria Público-Privada fosse acautelada”, nota o sindicato, considerando “incompreensível que a administração do HVFX ainda não tenha atribuído os justos pontos para efeitos de progressão aos enfermeiros”. Os enfermeiros da unidade, recorde-se, realizaram um plenário e concentração no hospital no dia 9 de Novembro onde assinaram o abaixo-assinado.