CPCJ lançou desafio em aniversário da Convenção dos Direitos das Crianças
As montras das lojas de Santarém estão embelezadas com trabalhos dos alunos dos agrupamentos de escolas de Santarém a propósito do 34º aniversário da Convenção sobre os Direitos das Crianças.
A Comissão de Promoção dos Direitos e Protecção das Crianças e Jovens (CPCJ) de Santarém, a Associação Comercial e Empresarial de Santarém (ACES) e os agrupamentos de escolas da cidade estão a comemorar o 34º aniversário da Convenção sobre os Direitos das Crianças, que se assinala esta segunda-feira, 20 de Novembro. Nesse sentido, os alunos dos agrupamentos realizaram um conjunto de trabalhos alusivos ao tema a convite da CPCJ que a ACES terá em exposição nas lojas do comércio local associadas até fim de Novembro.
A 20 de Novembro de 1959 a assembleia-geral das Nações Unidas adoptou a Declaração dos Direitos da Criança e, no mesmo dia, em 1989, foi aprovada a Convenção sobre os Direitos da Criança (CDC). Este documento foi ratificado em 1990, inclusive por Portugal. A convenção assenta em quatro pilares fundamentais relacionados com todos os direitos das crianças (civis, políticos, económicos, sociais e culturais): a não discriminação, o superior interesse da criança, a sobrevivência e desenvolvimento e a opinião da criança.