Sociedade | 22-11-2023 15:00

PSD critica paella ribatejana apresentada por Benavente no Festival de Gastronomia de Santarém

Vereadores do PSD lamentam que o executivo de maioria CDU tenha apresentado um prato espanhol no Festival Nacional de Gastronomia de Santarém. O presidente da Câmara de Benavente disse desconhecer a escolha e comprometeu-se a averiguar o assunto.

Uma paella “Ribatejana” apresentada pelo município de Benavente no Festival Nacional de Gastronomia de Santarém motivou criticas da oposição na câmara municipal. O vereador do PSD, Luís Feitor, lamentou em reunião do executivo que com pratos típicos no concelho se tenha optado por levar uma receita com origem espanhola. O presidente do município, Carlos Coutinho (CDU), disse que desconhecia a escolha gastronómica e que ia averiguar o assunto. “Não é um prato que esteja na nossa matriz e que represente a nossa gastronomia. Não faz sentido”, afirmou o autarca.
A paella “Ribatejana” foi confeccionada pelo chefe José Maria Lino e apesar de ser feita com arroz carolino não convence a vereadora do PSD, Sónia Ferreira. “O que se vê é uma falta de estratégia e um desnorte completo. Não tenho nada contra os nossos chefes e a paella pode estar fantástica, mas não é um prato português e muito menos do concelho”, disse. A autarca vai mais longe e considera que o doce Carolinata, criado pela chefe de Benavente Célia Mendes, devia estar presente no Festival Nacional de Gastronomia em Santarém e não apenas ser vendido durante três dias no Festival do Arroz Carolino das Lezírias Ribatejanas, assim como outros pratos como o cozido de carnes bravas ou o torricado de bacalhau.
“Noutros municípios encontro os doces típicos nas pastelarias. Andamos a gastar milhares de euros a apostar no arroz carolino, que é uma guarnição, e num certame que não passa de um festival de música. Ninguém se desloca de propósito a Benavente para comer um prato de arroz”, critica Sónia Ferreira. Carlos Coutinho defendeu que o arroz carolino é um produto com forte impacto no concelho e reitera a importância do Festival do Arroz Carolino considerando ser uma boa aposta.

Benavente prepara carta gastronómica

O vereador socialista Joseph Azevedo propôs a criação da Carta Gastronómica do concelho de Benavente para preservar e inventariar as receitas típicas locais. A proposta foi bem acolhida por Carlos Coutinho que disse que ia elaborar a proposta em conjunto com a vice-presidente, Catarina Vale, que detém o pelouro do Turismo.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1660
    17-04-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1660
    17-04-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo