Três mil jovens em VFX este domingo nas Jornadas Diocesanas da Juventude
Programa inclui missas, orações, um “Parque do Perdão”, feira vocacional e concertos no Parque Urbano do Cevadeiro.
Decorrem até ao final deste domingo, 26 de Novembro, em Vila Franca de Xira, as Jornadas Diocesanas da Juventude (JDJ) que trouxeram ao concelho e à cidade mais de 3 mil jovens da região.
A JDJ tem como ponto central o Pavilhão Multiusos de Vila Franca de Xira, mas os jovens circularão por vários pontos emblemáticos da cidade como o Ateneu Artístico Vilafranquense, a Fábrica das Palavras, o Celeiro da Patriarcal e o Museu do Neorrealismo, onde se realizarão vários workshops dirigidos aos jovens entre os 15 e os 30 anos. O programa inclui orações, workshops, concentrações, concertos e missas. À semelhança de edições anteriores, existe um espaço de confissões, designado “Parque do Perdão”, juntamente com um espaço de descoberta de carismas da Igreja, a Feira Vocacional. João Clemente, director da pastoral juvenil do Patriarcado de Lisboa já havia explicado a O MIRANTE os dois motivos para escolher Vila Franca de Xira: o dinamismo que o executivo municipal tem mostrado nos últimos anos em torno dos jovens e, em particular, o vereador com esse pelouro, João Pedro Baião, mas também o facto de nos últimos 20 anos Vila Franca de Xira nunca ter acolhido as jornadas.
“Esta é uma actividade em que o Papa pede que os jovens se juntem com o seu bispo diocesano e das 18 vigararias existentes em Lisboa apenas Vila Franca de Xira nunca tinha acolhido as jornadas”, explica João Clemente.
Já o presidente do município, Fernando Paulo Ferreira, defendeu que o executivo recebeu a novidade com alegria e entusiasmo sendo uma oportunidade para os jovens de toda a região de Lisboa conhecerem o concelho. “É uma honra que o patriarca tenha escolhido realizar as suas primeiras jornadas precisamente aqui em Vila Franca de Xira. É uma satisfação e um reconhecimento a todos os voluntários do nosso concelho que apoiaram na realização da Jornada Mundial da Juventude”, destaca o autarca.
Estas são as primeiras JDJ do novo Patriarca de Lisboa e sucedem-se à Jornada Mundial da Juventude que se realizou em Agosto em Loures e Lisboa. Rui Valério, natural de Urqueira, concelho de Ourém, tomou posse a 2 de Setembro sucedendo a Manuel Clemente.