Sociedade | 03-12-2023 07:00

Utentes da Castanheira avançam com abaixo-assinado a pedir médicos

Utentes da Castanheira avançam com abaixo-assinado a pedir médicos

Centro de Saúde da vila está reduzido a um único médico para servir seis mil pessoas

A Comissão de Utentes da Castanheira do Ribatejo anunciou em Novembro o lançamento de um novo abaixo-assinado visando reclamar a colocação de mais médicos no centro de saúde daquela vila do concelho de Vila Franca de Xira.

Os utentes alertam para o facto de apenas estar ao serviço um médico do quadro para conseguir atender aos mais de seis mil utentes que estão sem qualquer médico de família atribuído. A comissão de utentes entende que são precisos, no mínimo, três novos médicos para dar resposta a um serviço que, dizem, se tem degradado e obrigado os utentes a deslocarem-se para serviços de atendimento de recurso em Benavente e na Póvoa de Santa Iria. De forma provisória alguns utentes da Castanheira do Ribatejo começaram a ser atendidos no centro de saúde de Vila Franca de Xira mas a solução, consideram os utentes, não resolve os problemas.

Esta é mais uma acção de luta da comissão de utentes para chamar a atenção para as carências vividas no centro de saúde da vila. Já antes do verão a comissão lamentava as dificuldades na marcação de consultas naquela unidade e chegou a fazer uma vigília à porta do centro de saúde reclamando por melhorias que nunca chegaram. Para além da falta de médicos de família os utentes queixam-se que as vagas que existem são logo preenchidas. “Se telefonarmos às 08h00 já não há consultas”, garantia o porta-voz da comissão, Pedro Gago a O MIRANTE. As reclamações foram relatadas a O MIRANTE pelos utentes que estiveram em vigília à porta do centro de Saúde da Castanheira na sexta-feira, 12 de Maio.
Os últimos números oficiais dão conta de 6.458 pessoas sem médico de família atribuído na USF da Castanheira. São perto de 70 mil utentes sem médico em todo o concelho de Vila Franca de Xira, com as situações mais graves a verificarem-se na Castanheira do Ribatejo, Alhandra e Forte da Casa.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1652
    21-02-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1652
    21-02-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo