Sociedade | 08-12-2023 12:00

Benagro de Benavente em estado de insolvência 

Cooperativa de agricultores está numa situação difícil depois de três anos de prejuízos e de uma gestão que levanta dúvidas. Deve quatro milhões a 39 credores.

Um fornecedor pediu a insolvência da Benagro que foi declarada pelo tribunal, numa altura em que se negociava a venda de um terreno avaliado em três milhões, que iria dar um fôlego à organização com quatro décadas para tentar dar a volta às dificuldades. Mas ainda há a esperança de o administrador de insolvência propor um plano de recuperação evitando para já o fecho.

A Benagro, uma das cooperativas agrícolas mais antigas da região, foi declarada insolvente pelo Juízo de Comércio do Tribunal de Santarém. A insolvência foi requerida por um fornecedor da cooperativa de Benavente. A situação ocorre numa altura em que a organização poderia beneficiar de alguns investimentos que fez, como a venda de um terreno de dez hectares avaliado em cerca de três milhões de euros quando a dívida é de cerca de quatro milhões. O presidente, Eusébio Domingos, reconhece que houve erros de gestão de que a direcção não se apercebeu por, devido às suas vidas profissionais, não estarem permanentemente na cooperativa.
A insolvência foi pedida por uma empresa de horticultura e comércio de produtos agrícolas de Salvaterra de Magos, a Braga e Zeferino, que é uma das 39 credoras da cooperativa fundada em 1980 e que reúne sobretudo produtores de arroz e de tomate.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1694
    11-12-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1694
    11-12-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo