Sociedade | 09-12-2023 12:00

Três mil jovens estiveram nas Jornadas Diocesanas da Juventude em VFX

Três mil jovens estiveram nas Jornadas Diocesanas da Juventude em VFX
Jovens de toda a região juntaram-se no pavilhão do Cevadeiro em Vila Franca de Xira em clima de festa. FOTO DIOCESE LISBOA

Programa da Jornada Diocesana da Juventude em Vila Franca de Xira incluiu missas, orações, um “Parque do Perdão”, feira vocacional e concertos no Parque Urbano do Cevadeiro.

Vila Franca de Xira foi palco da Jornada Diocesana da Juventude (JDJ) que levou à cidade mais de três mil jovens da região. A JDJ teve como ponto central o Pavilhão Multiusos de Vila Franca de Xira, mas os jovens circularam por vários pontos da cidade como o Ateneu Artístico Vilafranquense, a Fábrica das Palavras, o Celeiro da Patriarcal e o Museu do Neorrealismo, onde se realizaram vários workshops dirigidos a jovens entre os 15 e os 30 anos. O programa incluiu orações, workshops, concentrações, concertos e missas.
À semelhança de edições anteriores, existiu um espaço de confissões, designado “Parque do Perdão”, no Cevadeiro, juntamente com um espaço de descoberta de carismas da Igreja, a Feira Vocacional. João Clemente, director da pastoral juvenil do Patriarcado de Lisboa já havia explicado a O MIRANTE os dois motivos para escolher Vila Franca de Xira para organizar a iniciativa: o dinamismo que o executivo municipal tem mostrado nos últimos anos em torno dos jovens e, em particular, o vereador com esse pelouro, João Pedro Baião, mas também o facto de nos últimos 20 anos Vila Franca de Xira nunca ter acolhido a iniciativa. “Esta é uma actividade em que o Papa pede que os jovens se juntem com o seu bispo diocesano e das 18 vigararias existentes em Lisboa apenas Vila Franca de Xira nunca tinha acolhido as jornadas”, explica João Clemente.
Já o presidente do município, Fernando Paulo Ferreira, referiu que o executivo recebeu a novidade com alegria e entusiasmo sendo uma oportunidade para os jovens de toda a região de Lisboa conhecerem o concelho. “É uma honra que o patriarca tenha escolhido realizar as suas primeiras jornadas precisamente aqui em Vila Franca de Xira. É uma satisfação e um reconhecimento a todos os voluntários do nosso concelho que apoiaram na realização da Jornada Mundial da Juventude”, destaca o autarca.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1652
    21-02-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1652
    21-02-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo