Sociedade | 16-12-2023 18:00

Aeroporto: Ricardo Gonçalves critica macrocefalia de Lisboa

Aeroporto: Ricardo Gonçalves critica macrocefalia de Lisboa
Presidente da Câmara de Santarém, Ricardo Gonçalves, manifestou discórdia com conclusões do relatório preliminar da CTI sobre localização do novo aeroporto

Presidente da Câmara de Santarém discorda das conclusões da Comissão Técnica Independente que apontou Benavente e Vendas Novas como as duas opções viáveis para localizar o novo aeroporto internacional. Ricardo Gonçalves afirma que, em Portugal, tudo gira à volta de Lisboa e o resto não interessa.

O presidente da Câmara de Santarém, Ricardo Gonçalves (PSD), manifestou de forma veemente a sua discordância com as conclusões do relatório preliminar da Comissão Técnica Independente (CTI) que avaliou as possíveis localizações do novo aeroporto e mostrou-se surpreendido por o campo de tiro da Força Aérea - em grande parte situado no concelho de Benavente e também conhecido como opção Alcochete - ter sido considerado a solução mais vantajosa. Para o autarca, Santarém foi negligenciada como uma opção viável.
Santarém “é a melhor opção para a coesão territorial do país mas, pelos vistos, não é a melhor para a coesão de Lisboa. Em Portugal tudo gira à volta de Lisboa, o resto não interessa”, afirmou o autarca. “Recordo que Leiria, Castelo Branco, Guarda, Viseu, entre outros, achavam que Santarém era a solução que trazia uma maior coesão territorial”, acrescentou.
Para Ricardo Gonçalves, embora o campo de tiro da Força Aérea seja visto em vários critérios como a melhor solução, ainda há uma série de investimentos a serem feitos como a construção de uma terceira travessia sobre o Tejo e as ligações ao futuro aeroporto, que ainda não foram realizadas. Levantou ainda várias questões e dúvidas relacionadas com a promoção e o financiamento do aeroporto em Benavente que ainda não foram explicadas. “Havia pessoas interessadas em fazer o aeroporto em Santarém e pessoas interessadas em fazer o do Montijo. Então quem é que vai fazer o aeroporto de Alcochete?”, questionou.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1652
    21-02-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1652
    21-02-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo