Projeto STOPDeserTEJO sensibilizou alunos para a preservação ambiental
Escolas de Vila Franca de Xira e Benavente estiveram envolvidas.
Os alunos de 37 turmas do primeiro ao terceiro ciclo do ensino básico do concelho de Vila Franca de Xira estiveram entre Setembro e Dezembro a plantar vegetação nas áreas de sapal da frente ribeirinha da Póvoa de Santa Iria.
A acção realizou-se no âmbito do projecto STOPDeserTEJO, que tem vindo a sensibilizar a população escolar do concelho para a importância da preservação ambiental das zonas ribeirinhas. A plantação que ocorreu nas áreas de sapal, contou com a colaboração da Escola da Natureza da Companhia das Lezírias, um parceiro na promoção da educação ambiental.
Em comunicado a Câmara de Vila Franca de Xira explica que o principal objectivo desta acção foi aumentar a consciência da população escolar em relação ao fenómeno da desertificação e da degradação dos solos, destacando as consequências nefastas para a biodiversidade. Desde Setembro as turmas envolvidas no projecto participaram também em sessões de educação ambiental nas salas de aula, ganhando conhecimentos sobre a importância da preservação ambiental e a necessidade de combater as alterações climáticas. A acção foi desenvolvida pela Companhia das Lezírias, a Câmara de Vila Franca de Xira e a Associação de Beneficiários da Lezíria Grande de Vila Franca de Xira.
Além das acções na Póvoa de Santa Iria, o projecto também envolveu 11 turmas das escolas de Benavente e Samora Correia, que, entre Setembro de 2022 e Junho de 2023, participaram em seis sessões em sala de aula e no campo focadas nas áreas de montado.