Sociedade | 20-12-2023 12:00

Trabalho da Escola Superior de Desporto de Rio Maior cada vez mais reconhecido

Trabalho da Escola Superior de Desporto de Rio Maior cada vez mais reconhecido
ESDR distinguiu professores, alunos e funcionários no seu 26º aniversário

A Escola Superior de Desporto de Rio Maior (ESDRM) é cada vez mais primeira opção dos estudantes. Em dia de aniversário, falou-se sobre o futuro do estabelecimento de ensino e do reconhecimento que os seus alunos têm no mercado de trabalho.

A Escola Superior de Desporto de Rio Maior (ESDRM), do Instituto Politécnico de Santarém, completou 26 anos na terça-feira, 5 de Dezembro. A ministra da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Elvira Fortunato, aceitou o convite para estar presente e aproveitou para visitar as futuras residências da ESDRM, com capacidade para cerca de 10% da população estudantil (122 estudantes). O investimento é superior a três milhões de euros e a inauguração está marcada para 6 de Junho de 2024.
O Politécnico de Santarém tem actualmente 4.850 alunos, quase 1.200 são da ESDRM. Segundo o presidente da instituição, João Moutão, o politécnico tem sido cada vez mais primeira opção para os estudantes. O director da ESDRM, Nuno Pimenta, explicou que os alunos são reconhecidos no mercado de trabalho e que a taxa de empregabilidade ultrapassa os 90%. A médio-longo prazo pretende-se que haja um doutoramento em Ciências do Desporto e vai ser criado um novo centro de investigação denominado “Sprint”, em que a instituição se propõe a liderar um consórcio de uma dezena de institutos politécnicos. O próximo desafio após as residências estarem concluídas é a edificação de um pólo de investigação no campus, de forma a alojar os quatro centros de investigação que a ESDRM integra, dando resposta às necessidades de produção de conhecimento e de actividade lectiva laboratorial.
O presidente da Câmara de Rio Maior, Filipe Santana Dias, explicou que os objectivos da escola são comuns aos do município, criando-se uma “grande força motriz”. O autarca revelou que no prazo de 10 anos Rio Maior quer ser o concelho com maior índice de prática desportiva per capita. Santana Dias disse ainda que o município está a desenvolver um programa em que a prática desportiva vai trazer vantagens aos cidadãos e que se deverão estender ao tecido empresarial.
No decorrer do aniversário da ESDRM foram distinguidos os diplomados com melhor média em 2022/2023, os funcionários com 15, 20 e 25 anos de serviço e entregaram-se os prémios Cidadania “José Pedro Inês Canadas”, a Rodrigo Justino, Investigação e Desenvolvimento em Gestão do Desporto “Albino Maria” edição 2020/2022, a Paula Tavares, Celina Gonçalves e Vera Pedragosa, e a distinção “Executivo por um dia”, a Joana Lopes.

Bolsas de estudo e alojamento
Segundo a ministra da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Elvira Fortunato, mais de 32 mil bolseiros receberam bolsa de estudo em Setembro, o que representou um aumento de 154% no número de bolsas pagas face ao mesmo momento do ano anterior. Este ano foi também aprovado um reforço significativo do complemento de alojamento para estudantes deslocados do ensino superior, de modo a garantir que os complementos pagos estão de acordo com o preço médio do alojamento privado praticado nas diferentes cidades do país.

O sucesso da ESDRM além-fronteiras

Adelson Junior, 30 anos, teve o primeiro contacto com a ESDRM num stand que a escola montou no Brasil, em 2018. Viajou de Curitiba para frequentar a licenciatura em Treino Desportivo e está no segundo ano. Entre estudo e ginásio vai colaborando com o gabinete de comunicação da escola e com o Grupo Desportivo de Fátima como adjunto e analista, forma que arranjou de fazer face às despesas com a alimentação, alojamento e propina, superior à dos outros alunos por ter o estatuto de estudante internacional, explicou a O MIRANTE enquanto tirava fotografias no aniversário da escola. Vive num T2 com a namorada, mas começou por viver num quarto. Já trabalhou na fábrica da Nobre e espera que a vida o venha a recompensar no futuro, seja como treinador, analista ou preparador físico.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1653
    28-02-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1653
    28-02-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo