Sociedade | 24-12-2023 07:00

Bombeiros Torrejanos têm nova sala com tecnologia de ponta que vai permitir melhorar resposta

Bombeiros Torrejanos têm nova sala com tecnologia de ponta que vai permitir melhorar resposta
Bombeiros Voluntários Torrejanos inauguraram a nova recepção do quartel onde foi actualizado todo o sistema de comunicações e informático para tecnologia mais avançada

Projecto foi criado de raiz com sistema informático de ponta, novos computadores e monitores televisivos. O investimento foi superior a 50 mil euros, financiado em 65% pelo município de Torres Novas.

Os Bombeiros Voluntários Torrejanos inauguraram no sábado, 16 de Dezembro, a nova recepção do quartel. A sala foi reconstruída na totalidade e foi actualizado todo o sistema de comunicações e informático para tecnologia mais avançada. Na cerimónia de inauguração estiveram presentes munícipes, Nuno Cruz, presidente dos bombeiros, Pedro Ferreira, presidente da Câmara Municipal de Torres Novas, e representantes de várias entidades. O projecto foi concretizado em pouco mais de dois meses.
Nuno Cruz demonstrou a sua satisfação em ver realizado um projecto que “é merecido para os bombeiros, para o distrito e para os torrejanos”. Pedro Ferreira deixou elogios aos bombeiros torrejanos pelo serviço que prestam no território e afirmou tratar-se de um passo importante para a corporação melhorar ainda mais a operacionalidade e trabalhar ainda melhor os seus dados. O autarca agradeceu ainda à nova direcção o esforço que tem feito deixando votos de boa sorte e afirmando que “começaram com o pé direito com a implementação deste novo projecto”.

Um equipamento diferenciado
Gabriel Neves, vice-presidente da direcção, foi o responsável pela apresentação do novo equipamento, que teve um investimento superior a 50 mil euros, financiado em 65% pelo município. Gabriel Neves explicou que o antigo posto de rádio é assim substituído por uma central de comunicações e operações que agrega uma sala de crise. O equipamento é totalmente digital, com evoluções electrónicas e tecnológicas de ponta. Os computadores vão ter acesso a todos os rádios uma vez que estão instalados dentro do operador. Foram colocadas 45 câmaras em todo o quartel permitindo ao operador de serviço verificar todas as zonas, sem ângulos mortos e todos os telefones passam a ser digitais e capazes de funcionar mesmo em caso de falhas digitais ou de energia. O software contempla todas as funções que o operacional de serviço necessita e o equipamento foi pensado para garantir a protecção nocturna dos bombeiros de serviço. Os portões passam a ser electrónicos e cada viatura possui um chip para levantamento automático das cancelas de entrada e saída. Os televisores existentes na sala servem para acompanhar notícias de ocorrências, as informações e localizações das viaturas de serviço, o ciclope da GNR instalado nas serras da região, ocorrências activas e informações das condições meteorológicas na região. Além disso foram instalados dois televisores junto às viaturas. As cadeiras foram adaptadas para um maior conforto dos operacionais que chegam a fazer 12 horas de serviço e o chão montado de forma técnica para ser retirado facilmente com ventosas, em caso de ser necessário mexer nos cabos do sistema.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1653
    28-02-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1653
    28-02-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo