Faleceu Fernando Barreto, antigo Provedor da Misericórdia da Chamusca
Tinha completado 92 anos o mês passado e esteve 26 anos à frente da instituição. O funeral realiza-se amanhã, após cerimónia religiosa na Igreja da Misericórdia.
Faleceu Fernando Barreto, que foi Provedor da Santa Casa da Misericórdia da Chamusca, entre 1991 e 2017. Tinha 92 anos. Foi o obreiro da Unidade de Cuidados Continuados, inaugurada em Dezembro de 2009, instalada no antigo hospital da instituição.
Segundo a agência funerária Bento & Lucas, o corpo estará na Igreja da Misericórdia a partir das 16h00 de hoje e o funeral decorrerá amanhã de manhã, para o cemitério da Chamusca, após cerimónia religiosa na mesma igreja, marcada para as 09h00.
Nascido na Golegã, em 16 de Novembro de 1931, numa altura em que os pais ali residiram por um breve período, esteve sempre ligado à Chamusca. Primeiro ao Pinheiro Grande, para onde os pais foram viver quando ainda era criança e posteriormente à vila da Chamusca, onde residia.
Numa entrevista a O MIRANTE, publicada a 18 de Maio de 2017, em que esteve acompanhado pela esposa Gracinda, com quem estava casado há sessenta anos, Fernando Barreto contou que começou a trabalhar com 15 anos no posto de abastecimento da BP, que acabaria por adquirir.
Tendo aprendido contabilidade foi trabalhar para os escritórios da antiga fábrica de papel de Ulme, onde se manteve durante trinta anos. Foi também proprietário de uma agência do totoloto e totobola e, em conjunto com a esposa, teve uma fábrica de malhas, Lezíria, que ardeu em 2003, na altura de um grande incêndio que devastou uma grande parte do concelho.