Sociedade | 22-01-2024 12:00

Já há dinheiro para requalificar prédio municipal no centro de Vila Franca de Xira

Câmara quer criar quatro apartamentos de renda acessível no espaço da antiga galeria.

Depois de anos de impasse foi lançado o concurso público para requalificação de um prédio municipal na Avenida Pedro Victor e que tem ligação com a vizinha Rua Almirante Cândido dos Reis no centro de Vila Franca de Xira, onde em tempos funcionou a galeria municipal, para nele serem construídos novos apartamentos para habitação a custos controlados.

A proposta de abertura do concurso público foi aprovada por unanimidade em reunião de câmara e o presidente do município, Fernando Paulo Ferreira, considerou que se trata de uma operação “particularmente relevante” para recuperar um edificado que há muito está degradado no centro da cidade e que assim vai dar resposta a uma crescente procura por habitação acessível. “Vamos também poder reabilitar o imóvel para, além dos apartamentos, disponibilizar lojas para comércio local”, explicou.

A obra vai ser co-financiada por fundos do Plano de Recuperação e Resiliência e preconiza a construção de quatro apartamentos para habitação e duas lojas comerciais, distribuídas ao longo de três pisos. No rés-do-chão serão criadas uma loja com acesso pela Avenida Pedro Victor e uma segunda loja com acesso pela rua Almirante Cândido dos Reis. No primeiro piso será criado um apartamento de tipologia T2 (com dois quartos) e um terraço no saguão (um termo que significa pátio estreito e descoberto, no interior do edifício ou que separa duas traseiras de prédios). O primeiro piso terá também um apartamento T1 (com um quarto) e com terraço no saguão. Para o segundo piso estão previstos outros dois apartamentos de tipologia T1. A requalificação daquele edifício era há muito uma reivindicação da comunidade e dos autarcas locais e chegou a ser uma das promessas de campanha em anos anteriores.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1652
    21-02-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1652
    21-02-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo