Sociedade | 27-01-2024 10:00

A primeira viagem nos novos transportes urbanos de Ourém

A primeira viagem nos novos transportes urbanos de Ourém
Os dois novos autocarros do TUFO de Ourém terão viagens gratuitas até ao final do mês. Foto CM Ourém

Os Transportes Urbanos de Fátima e Ourém têm uma frota composta por dois autocarros eléctricos que percorrem cinco circuitos entre Fátima e Ourém.

As cidades de Fátima e Ourém celebraram um marco significativo com o lançamento oficial dos Transportes Urbanos de Fátima e Ourém (TUFO), na manhã de segunda-feira, 15 de Janeiro. O TUFO apresenta uma frota composta por dois autocarros eléctricos, um posicionado em Fátima, com capacidade para 63 passageiros, e outro em Ourém, com capacidade para 38 pessoas.
Durante a viagem inaugural foram percorridos os cinco circuitos disponíveis, delineados para atender às necessidades de mobilidade dos residentes e visitantes de Fátima e Ourém. O trajecto inaugural não destacou apenas a eficiência e versatilidade dos novos autocarros, mas também proporcionou uma visão abrangente das cinco linhas disponíveis, estendendo-se pelas diferentes áreas das cidades e zonas periféricas.
O evento contou com a presença do presidente da câmara municipal, Luís Miguel Albuquerque, que destacou o papel fundamental do TUFO com “dois circuitos urbanos dentro da cidade de Ourém e dentro da cidade de Fátima, tratando-se de circuitos que podem ser melhorados, e que pretendem ir ao encontro das expectativas e anseios daqueles que tem dificuldades nos transportes”.
Dois utentes com mobilidade reduzida do Centro de Recuperação Infantil Ouriense (CRIO) e do Centro de Reabilitação e Integração de Fátima (CRIF) participaram na viagem, evidenciado a importância da acessibilidade e da igualdade de oportunidades. Também foram várias as entidades que fizeram questão de conhecer os circuitos disponíveis, como a GNR, PSP, CIMT, Bombeiros e Rodoviária do Tejo, entre outras.
O TUFO dispõe de uma aplicação para download em dispositivos móveis, que reúne todas as informações essenciais, desde circuitos, paragens, horários e tarifários. Com a aplicação, a mobilidade torna-se mais acessível, informativa e adaptada às necessidades individuais dos utilizadores. Os dois autocarros foram adquiridos no âmbito de uma candidatura que foi efectuada ao POSEUR (Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos), que representa um custo aproximado dos 800 mil euros.
A gestão do serviço ficará sob a responsabilidade da Rodoviária do Tejo, empresa que tem a concessão dos transportes públicos no concelho de Ourém e à qual o município cede os dois autocarros eléctricos, ao abrigo de um acordo igualmente aprovado pela câmara municipal. Até ao próximo dia 31 de Janeiro as viagens no TUFO são gratuitas.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1652
    21-02-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1652
    21-02-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo