Sociedade | 27-01-2024 00:13

Homenagem a um professor que ficou na memória de quem com ele se cruzou

Homenagem a um professor que ficou na memória de quem com ele se cruzou

Antigos colegas organizaram homenagem para recordar professor José Braz Barrão que faleceu há cerca de um ano. Iniciativa decorreu na Escola Secundária Sá da Bandeira onde leccionou grande parte da sua vida.

Um grupo de antigos colegas reuniu-se e organizou uma homenagem ao professor José Braz Barrão que durante quase quatro décadas deu aulas na Escola Secundária Sá da Bandeira, em Santarém. A homenagem decorreu ao final da tarde desta sexta-feira, 26 de Janeiro, no auditório da escola onde leccionou durante a maior parte da sua carreira enquanto professor de Biologia. A homenagem, que decorreu no dia em que José Barrão faria 83 anos, contou ainda com outra homenagem que foi dar o nome do professor a um dos laboratórios da escola, onde passou grande parte do seu tempo.

Durante quase duas horas foram vários os testemunhos que recordaram José Barrão, que faleceu há cerca de um ano. O médico urologista Paulo Corceiro recordou o excessivo tamanho dos testes do professor. “Um dia, na aula depois de um teste, os alunos da minha turma fizeram um protesto silencioso. Durante toda a aula o professor Barrão fazia perguntas e nós não respondíamos. Passado um tempo ele percebeu que não iríamos falar e aceitou o nosso protesto com sentido de humor, como era habitual nele”, recorda Paulo Corceiro.

Alecta Ferreira lembra os anos em que trabalhou com José Barrão na Escola Secundária Sá da Bandeira e como era um homem avesso a protagonismos e muito discreto. O cientista scalabitano Miguel Castanho também foi aluno de José Barrão e recorda-o como tendo um humor negro e mordaz. “Lembro-me muito bem de ser um professor onde o mais importante para ele era estimular a vocação do aluno e da formação enquanto pessoa”, referiu na sessão. Também estiveram presentes três sobrinhos do professor que descerraram a placa onde está inscrito o nome de José Barrão na entrada de um dos laboratórios da escola.

* NOTÍCIA COMPLETA NA EDIÇÃO SEMANAL DE O MIRANTE.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1653
    28-02-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1653
    28-02-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo