Depois de Azambuja também Vila Franca de Xira dá luz verde a central única de bombeiros
As seis corporações do concelho estão de acordo em aderir a uma nova central única que promete melhorar a resposta à comunidade e que vai ser operada a partir do quartel de Vila Franca de Xira.
Decorrer deste ano entrará em funcionamento a nova central única de bombeiros em Vila Franca de Xira que promete melhorar a operacionalidade e a resposta à comunidade. A adesão teve luz verde das seis corporações do concelho, adiantou o presidente do município, Fernando Paulo Ferreira, em reunião de câmara.
“A semana passada reuni com todas as associações e corporações de bombeiros do concelho que me transmitiram a sua adesão ao nosso projecto de organização operacional conjunta, articulando meios e recursos”, avançou o autarca. A central única permitirá ganhar escala e melhorar a distribuição de meios por todo o concelho, num projecto que tem dado bons resultados em concelhos vizinhos como Azambuja. “É um novo e importante avanço no nosso sistema de Protecção Civil e que decorre do investimento que temos feito na capacidade de resiliência das nossas comunidades”, defendeu Fernando Paulo Ferreira.
O comandante dos Bombeiros da Póvoa de Santa Iria, coordenador da Protecção Civil de Vila Franca de Xira e presidente da Federação de Bombeiros do Distrito de Lisboa, António Carvalho, é quem vai agora ficar encarregue de assegurar a entrada em funcionamento da central de atendimento municipal que irá operar a partir dos serviços da Protecção Civil que estão situados no quartel dos bombeiros de Vila Franca de Xira. Não é defensor da criação de bombeiros municipais mas é a favor da criação de uma central única que agregue todas as seis corporações do concelho, como já havia dito a O MIRANTE numa entrevista em Abril do ano passado.