Sociedade | 31-01-2024 07:00

Mudanças na toponímia dão dores de cabeça a quem vive junto à Nacional 10 em VFX

Mudanças na toponímia dão dores de cabeça a quem vive junto à Nacional 10 em VFX
Estrada Nacional 10 foi desclassificada em alguns locais e a mudança de topónimos, a par com o estacionamento abusivo de camiões no centro de Alverca, está a gerar queixas dos moradores

Foram dados 30 dias às empresas e aos moradores para actualizarem os seus números de polícia e nem todos concordam com a forma como o processo foi conduzido. Em causa está a desclassificação do troço da Estrada Nacional 10 entre a Póvoa de Santa Iria e Vila Franca de Xira.

Quem vive junto à Estrada Nacional 10 (EN10) no concelho de Vila Franca de Xira, entre a Póvoa de Santa Iria e Vila Franca de Xira, está a ser notificado pelo município de que dispõe de 30 dias para actualizar as suas moradas deixando de constar a indicação EN10 mas sim uma das seis diferentes avenidas que ali foram criadas, cada uma com um topónimo diferente.
Uma situação que está a gerar revolta e indignação em alguns moradores, que não compreendem a forma como o processo foi conduzido, o facto de não terem sido ouvidos previamente e de terem agora uma carga de trabalhos para mudarem as suas moradas num curto espaço de tempo. Isto apesar da actualização das moradas nos diferentes serviços não ter custos para os moradores, bastando para tal mostrar o ofício da câmara municipal onde é pedida a actualização de morada. A autarquia também já se disponibilizou para emitir uma certidão para o efeito, se necessário.
A desclassificação da EN10 em seis avenidas urbanas (duas na União de Freguesias de Póvoa de Santa Iria e Forte da Casa, duas na União de Freguesias de Alverca do Ribatejo e Sobralinho, uma na União de Alhandra, São João dos Montes e Calhandriz e uma em Vila Franca de Xira) permitirá ao município ficar com a responsabilidade pela manutenção e intervenção directa nesta via.
Um exemplo de um local onde a população se queixou foi na União de Freguesias de Alverca do Ribatejo e Sobralinho, onde a junta de freguesia confirma ter recebido uma queixa formal sobre o assunto e ouvido algum descontentamento nas ruas. O autarca de Alverca, Cláudio Lotra, diz compreender o sentimento da comunidade e ele próprio passou pelo mesmo, já que vive junto da EN10 e teve de alterar a sua morada. “É um incómodo mas vai-nos facilitar a vida daqui para a frente sobretudo na distribuição postal. É uma alteração que vai ao encontro da pretensão dos CTT, que se queixavam da existência de muitos números repetidos ao longo da EN10. Com a nova toponímia esse problema fica resolvido”, explica a O MIRANTE.
A Câmara de Vila Franca de Xira já veio entretanto explicar que os CTT há muito haviam alertado o município para os problemas que uma única designação postal em toda a EN10 causava, indicando uma nota da Autoridade Nacional de Comunicações (ANACOM) sobre limitações que poderiam ocorrer na distribuição postal em locais sem topónimo específico atribuído. O município lamenta os transtornos mas diz que a operação irá ajudar a superar os problemas de distribuição postal que ali se verificam.

Camiões são problema

A quantidade de camiões que ainda estacionam na berma da EN10 em Alverca e Sobralinho continua a ser visto como um problema de segurança e o assunto foi discutido na última assembleia de freguesia. João Fernandes, do Bloco de Esquerda, avisou que é preciso reforçar a fiscalização policial sobre o estacionamento abusivo, “num local onde os camiões não podem nem devem estar” no centro da cidade de Alverca. O presidente da junta, Cláudio Lotra, confirma o problema e diz que já por várias vezes alertou a Polícia de Segurança Pública sobre o assunto. “Já assisti no final de Outubro a um acidente com gravidade, porque houve um condutor de um automóvel que se distraiu e bateu na traseira de um camião que ali estava estacionado”, critica o autarca, que pede maior fiscalização da PSP. “É uma questão cívica. Não podemos ter situações daquele género no centro da nossa cidade”, avisa.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1653
    28-02-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1653
    28-02-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo