Utentes sem médico são atendidos em Vila Franca de Xira
Quem não tem médico de família e está inscrito nos centros de saúde do concelho de Vila Franca de Xira pode solicitar marcação de consulta. Após agendamento o utente é atendido no Centro de Saúde de Vila Franca de Xira. O projecto vai ser alargado à unidade de saúde da Póvoa de Santa Iria mas continuam de fora as crianças e grávidas sem médico.
Na unidade de Saúde de Vila Franca de Xira está em curso uma nova modalidade de consultas, destinadas a utentes sem médico e que estejam inscritos nos centros de saúde do concelho de Vila Franca de Xira. Para efectuarem a marcação os utentes sem médico devem solicitar consulta no centro de saúde onde estão inscritos para depois serem atendidos em Vila Franca de Xira.
A consulta é marcada centralmente e comunicada ao utente via telefone ou e-mail. Trata-se de um projecto piloto que em breve vai ser alargado ao Centro de Saúde da Póvoa de Santa Iria para servir os utentes da zona sul do concelho, e posteriormente será alargado aos restantes concelhos que fazem parte da Unidade Local de Saúde de Estuário do Tejo (ULS) que são Benavente, Azambuja, Arruda dos Vinhos e Alenquer.
De acordo com o director clínico para os cuidados de saúde primários da ULS, Medina do Rosário, Vila Franca de Xira tem mais população e por isso mais pessoas sem médico. “ 34.700 utentes sem médico são a população alvo do atendimento complementar em Vila Franca de Xira. A experiência está a correr bem e a ter boa aceitação”.
A saúde materna e infantil fica de fora destas consultas, ou seja, as crianças a partir dos 18 meses e que não têm médico de família têm de recorrer às urgências hospitalares. Também as grávidas que não têm acompanhamento médico nos centros de saúde têm que recorrer a alternativas, segundo as explicações do gabinete de comunicação da ULS.