Bombeiros de Alverca ganham direcção liderada por mulher que aposta num compromisso de longo prazo
É a terceira corporação do concelho de Vila Franca de Xira que vai ser gerida por uma mulher depois das vizinhas Póvoa de Santa Iria e Vialonga. Célia Ferreira quer manter as contas em dia e dar mais condições físicas e operacionais aos bombeiros da sua terra.
Manter as contas em dia e garantir que a população poderá sempre contar com os Bombeiros de Alverca (BVA) são algumas das prioridades da nova presidente da direcção da associação, Célia Ferreira, que foi eleita para um mandato de dois anos.
Após vários meses de incerteza quanto ao futuro dos órgãos sociais da instituição - onde num primeiro momento não apareceram listas candidatas - Célia Ferreira tranquiliza a comunidade dizendo a O MIRANTE que apesar do seu mandato ser de dois anos espera continuar ao serviço após esse período, apostando num compromisso de longo prazo com a associação.
É a primeira vez que a alverquense de 53 anos, gestora de serviços partilhados do Ministério da Saúde, abraça o desafio do associativismo depois de ter sido desafiada por amigos e colegas para o fazer. A O MIRANTE Célia Ferreira explica que a sua relação com os bombeiros já vem de longe: o pai foi bombeiro e o irmão ainda hoje está no activo na instituição. “Tomámos posse há muito pouco tempo e ainda não consigo identificar quais os problemas que a associação possa ter, ainda estamos a tentar perceber. Prefiro ter a certeza e confirmar primeiro”, explica.
É a terceira corporação de bombeiros do concelho de Vila Franca de Xira a ter como presidente da direcção uma mulher, juntando-se aos bombeiros da Póvoa de Santa Iria, liderados por Andreia Revez e aos bombeiros de Vialonga, presididos por Cristiana António. “As mulheres são mais racionais que os homens e temos a capacidade de realizar várias tarefas ao mesmo tempo”, diz com um sorriso a nova dirigente, que se assume como uma pessoa incapaz de estar parada e que precisa de estar sempre em movimento.
* Notícia desenvolvida na edição semanal de O MIRANTE