Sociedade | 04-02-2024 07:00

Bordados da Glória do Ribatejo são Património Cultural Imaterial há dois anos

Segundo aniversário da inclusão dos Bordados da Glória do Ribatejo no Inventário Nacional do Património de Cultura Imaterial assinala-se a 4 de Fevereiro e vai contar com diversas iniciativas.

O segundo aniversário da Inclusão dos Bordados da Glória do Ribatejo no Inventário Nacional do Património de Cultura Imaterial assinala-se a 4 de Fevereiro. A Câmara de Salvaterra de Magos vai comemorar essa data no domingo, dia 4, no Espaço Jackson, no centro da aldeia. A exposição “A Infância...Touca e Babetes” é inaugurada nesse dia, pelas 15h00. As toucas de infância, juntamente com o vestido e o babete, constituíam o traje de infância. Estas peças são consideradas uma obra de arte, “uma profusão de cores e motivos decorativos espelham todo o primor e perfeccionismo das mulheres glorianas”, afirma o município de Salvaterra de Magos em nota de imprensa.
Na mesma data será lançado o segundo volume do estudo “Glória – Falar, Cantar e Contar”, de autoria de Rita Cachulo Pote e Joaquim Cachulo, numa publicação da Associação Rancho Folclórico da Casa do Povo de Glória do Ribatejo. Este estudo conta com o apoio da Câmara de Salvaterra de Magos e da União de Freguesias de Glória do Ribatejo e Granho e destaca a “vasta e rica tradição oral de Glória do Ribatejo em que o falar assume um papel muito importante”, refere o município.
Recorde-se que a Direcção Geral do Património Cultural (DGPC), actual Património Cultural, I.P., inscreveu “Os Bordados da Glória do Ribatejo” no Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial em 2022. A candidatura foi apresentada pela Câmara de Salvaterra de Magos tendo contado com a colaboração da Universidade de Évora e o apoio da União de Freguesias de Glória do Ribatejo e Granho, instituições e associações locais e de toda a comunidade local.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1652
    21-02-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1652
    21-02-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo