Sociedade | 10-02-2024 07:00

Elevador avariado no centro de saúde da Póvoa de Santa Iria revolta utentes

Elevador avariado no centro de saúde da Póvoa de Santa Iria revolta utentes

Há relatos de situações pontuais em que utentes de cadeira de rodas tiveram de ser levados ao colo escada acima devido a avaria.

Vários utentes com mobilidade reduzida da Unidade de Cuidados de Saúde Personalizados (UCSP) que funciona no primeiro piso do centro de saúde da Póvoa de Santa Iria, concelho de Vila Franca de Xira, estão há vários dias sem poderem usar o elevador para aceder ao equipamento.

Segundo relatos de quem precisou de ali ser atendido, terá havido utentes em cadeiras de rodas que tiveram de ser transportados ao colo pelos seguranças e profissionais de saúde para conseguirem aceder ao espaço, situação que para muitos configurou um cenário “humilhante e terceiro mundista”. Quem não está em cadeira de rodas e desloca-se de canadianas teve de subir a custo os dois vãos de escadas até conseguir chegar ao serviço de saúde.

O elevador daquele centro de saúde é há muito uma dor de cabeça para quem geria a unidade de saúde e com a transferência de competências da saúde no final do ano passado da esfera do Ministério da Saúde para a câmara municipal, a quem agora compete a manutenção dos centros de saúde, coube a esta desencadear os trabalhos necessários para reparar o equipamento.

A O MIRANTE a ULS Estuário do Tejo explica que a manutenção dos edifícios é da responsabilidade do município mas que tem feito contactos nos sentido de acelerar a resolução da avaria que, segundo explica, se deve a uma peça que chegará no decorrer desta semana e que logo que seja substituída o elevador retomará o seu funcionamento normal.

* Notícia desenvolvida na edição semanal de O MIRANTE

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1652
    21-02-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1652
    21-02-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo