Sociedade | 11-02-2024

Estar casado em tempos de divórcio

1 / 2
Estar casado em tempos de divórcio
2 / 2
Estar casado em tempos de divórcio

Em Portugal há cada vez menos casamentos e por cada 100 registam-se 50 divórcios. Dois casais contam a O MIRANTE como é estarem juntos há mais de 50 anos e como nunca é tarde para realizar o sonho de subir ao altar. Este domingo, 11 de Fevereiro, assinala-se o Dia Mundial do Casamento.

Francisco Gil e Albertina Gil, de 71 e 69 anos, vivem na Longra, concelho de Tomar, estão casados há 51 anos e acreditam que o segredo para um casamento duradouro e feliz está na confiança, companheirismo e compreensão. Conheceram-se à porta da fábrica de fiação em Tomar, onde Albertina trabalhava aos 16 anos. Francisco Gil, tal como outros homens na altura, esperava que as raparigas saíssem do trabalho às 22h00 para tentar a sua sorte.

O casal explica que para ter um casamento “até que a morte nos separe” é necessária muita amizade, confiança, apoio, tolerância e diálogo. Após 51 anos de casamento, Francisco Gil confessa que não entende a razão pela qual as pessoas se divorciam.

"As pessoas não podem deitar a toalha ao chão ao mínimo percalço"

Para Andreia e Nelson Lopes a chave para a felicidade conjugal é a compreensão mútua, o apoio incondicional e a partilha de sonhos e desafios. "As pessoas não podem deitar a toalha ao chão ao mínimo percalço", explica Andreia, enquanto Nelson confirma. "Para um casamento funcionar é preciso ter muita paciência, compreensão e respeito”.

O casal da Póvoa de Santa Iria já se conhecia mas foi quando Nelson Lopes se divorciou que começaram a sair. Em 2021, ao fim de alguns anos de relação, decidiram casar-se.

*Notícia desenvolvida na próxima edição semanal de O MIRANTE.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1694
    11-12-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1694
    11-12-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo