Sociedade | 12-02-2024 10:00

Projecto para recuperar Palácio da Flamenga em Vialonga vai custar 489 mil euros

Projecto para recuperar Palácio da Flamenga em Vialonga vai custar 489 mil euros
Palácio da Flamenga vai dar lugar a apartamentos e serviços

Edifício que está devoluto há quase duas décadas vai ser adaptado com fundos comunitários para acolher habitação a custos controlados e a nova sede da junta de freguesia.

O projecto de reabilitação e ampliação do antigo palácio e sanatório da Flamenga em Vialonga, visando criar alojamento a custos controlados, alojamento estudantil e temporário, vai custar 489 mil euros.

A proposta de contratação de serviços visa não apenas a elaboração do projecto de arquitectura bem como a sua revisão, o projecto de especialidades e a prospecção geológico-geotécnica do espaço que, actualmente, se encontra muito degradado.

O objectivo do município é reabilitar e ampliar o antigo sanatório para criar mais habitação mas também instalar no local uma nova sede para a Junta de Freguesia de Vialonga, no âmbito da Estratégia local de Habitação do município de Vila Franca de Xira e das candidaturas feitas por esta ao Plano de Recuperação e Resiliência ao abrigo do programa 1º Direito, que aposta na reabilitação do património edificado devoluto com vista à criação de novas fracções de uso habitacional e, assim, promover a redução das carências habitacionais dos residentes no concelho.

A despesa, prevê a proposta, terá impacto financeiro durante pelo menos quatro anos. Enquanto que a obra, já se sabe, não estará pronta antes de 2026. Já as actuais instalações da junta, na Rua Professor Egas Moniz, são exíguas para as necessidades e apresentam sinais de degradação, como O MIRANTE já deu nota, obrigando as secretárias a estar coladas umas às outras, os balneários pequenos e sem espaço para todos os cacifos. O próprio gabinete do presidente foi transformado numa sala de reuniões e arrecadação improvisada. O antigo palácio da Flamenga é há muito um motivo de preocupação para a comunidade, juntando ali toxicodependentes e casos de vandalismo.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1652
    21-02-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1652
    21-02-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo