Sociedade | 18-02-2024

“Não há duas figueiras iguais”

1 / 6
“Não há duas figueiras iguais”
2 / 6
“Não há duas figueiras iguais”
3 / 6
“Não há duas figueiras iguais”
4 / 6
“Não há duas figueiras iguais”
5 / 6
“Não há duas figueiras iguais”
6 / 6
“Não há duas figueiras iguais”

Engenheiro Rui Maia de Sousa deu mais uma formação em Torres Novas para cerca de 25 produtores de figo.

A Gofigo, Agrupamento de produtores do figo do concelho de Torres Novas promoveu uma acção de formação de poda da Figueira durante o dia de sábado,17 de fevereiro, das 9h às 18h, que inclui almoço no restaurante Cabaças, em Videla. A formação foi liderada por Rui Maia de Sousa, engenheiro, dos maiores especialistas da área e pessoa bastante acarinhada pelos produtores de figo de Torres Novas.
Cerca de 25 pessoas, na sua grande maioria produtores, ouviram e viram como Rui Maia de Sousa acha que a figueira deve ser cuidada e tratada para voltar a ser negócio como já foi noutros tempos. Apesar de ser uma árvore generosa, que aguenta todas as maldades dos produtores e da natureza, é preciso protegê-la da cochonilha e de outros males, fazer uma poda que ajude a árvore a crescer de forma harmoniosa, e acima de tudo dar-lhe condições para produzir muitos e bons figos para o mercado que é cada vez mais exigente, disse e repetiu de várias formas enquanto ia explicando e exemplificando, saltando de figueira para figueira.

A acção de formação decorreu sempre no terreno, em figueirais onde o Rui Maia de Sousa já interveio noutras alturas, e não se limitou apenas a ensinar a usar a tesoura como deu conselhos para que a árvores sejam protegidas dos ratos, que são um dos seus maiores inimigos. Na poda o conselho mais repetido foi o de que o factor de maior produção de uma figueira é a luz natural, por isso é preciso podar de forma a que o sol ilumine o mais possível todos os ramos.

Texto desenvolvido na próxima edição de O MIRANTE

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1660
    17-04-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1660
    17-04-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo